Política de Comunicação do IFSC vira referência para outras instituições

28. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias, Reitoria

implementacao_garopabaLançada em setembro do ano passado, a Política de Comunicação do IFSC já tem se tornado uma referência para instituições que estão iniciando o mesmo processo. Como iniciativa pioneira na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, outros institutos já procuraram a instituição catarinense para buscar mais informações sobre o projeto. E, na semana passada, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) também lançou o processo de construção da sua política.

Conforme afirma o professor Wilson da Costa Bueno, consultor contratado para a construção da Política de Comunicação do IFSC e referência na área de Comunicação Organizacional, são poucas as instituições no País que possuem uma política devidamente sistematizada e fruto de uma construção coletiva. No evento de lançamento do documento, o professor destacou o pioneirismo do IFSC com esse projeto. “Foi o processo mais democrático do qual participei e tenho a certeza de que a Política de Comunicação do IFSC será emblemática não apenas para os Institutos Federais, mas para todas as outras organizações públicas do País”, enfatizou.

O exemplo do IFSC chamou a atenção de outras instituições que prestigiaram o evento de lançamento. Entre os presentes, estavam representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, da UFSC, da Udesc e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Uma equipe de comunicação do IFPR, inclusive, visitou o IFSC no ano passado para buscar informações sobre o processo de construção da Política de Comunicação.

Para a diretora de comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, o reconhecimento do trabalho feito pelo IFSC demonstra a grandiosidade do projeto. “Foi um trabalho motivador, muito abrangente, e que exigiu muito da equipe da Diretoria que apostou no trabalho e se empenhou ao máximo. Envolveu todos os servidores, e fez com que a instituição passasse a encarar, pela primeira vez, a comunicação como estratégica”, destaca.

Waléria ressalta que, desde quando a Política ainda estava em construção, alguns institutos já entraram em contato para obter dicas sobre o processo. “Como desde o início nos preocupamos em compartilhar todo o processo no ambiente virtual da Política de Comunicação, muitos já vieram nos procurar para tentar usar a nossa experiência como exemplo para que seus gestores também aceitassem a ideia de iniciar um projeto semelhante”, afirma.

No próximo dia 19 de março, uma equipe de 15 pessoas da área de comunicação do Instituto Federal Fluminense (IFF) virá a Florianópolis para entender melhor o processo feito pelo IFSC. “Queremos uma exposição sobre o processo de construção da Política, a escolha dos temas e o que já foi possível implementar e verificar resultados”, explica a jornalista do IFF, Ferdinanda Maia.

O secretário de comunicação da Udesc, Thiago Augusto, explica que construir uma Política de Comunicação já constava no plano de gestão 2012-2016 da universidade. Convidados para o lançamento da Política de Comunicação do IFSC, a equipe da Udesc aproveitou a ocasião para entrar em contato com o professor Wilson e convidá-lo também para ser o consultor do processo.

Tags: