Diretoria do Conif apresenta demandas da Rede ao MEC

27. março 2014 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

Cumprindo intensa agenda de reuniões em Brasília, a Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi recebida pelo ministro da Educação, Henrique Paim, na manhã desta quarta-feira (26). Para dar continuidade e aprofundar os debates, o ministro confirmou sua participação na próxima reunião plenária do Conif, prevista para o período de 14 a 16 de abril, em Brasília.

O presidente do Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, o diretor administrativo, Paulo Rogério Araújo Guimarães, e o diretor financeiro, José Bispo Barbosa, renovaram o interesse da Rede em executar uma agenda de trabalho articulada com o Ministério da Educação (MEC). Além da ampliação das discussões acerca da expansão e consolidação da Rede, a Diretoria demandou o aprofundamento dos debates sobre formação de professores e inovação.

Pautas como os requisitos de ingresso na carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e auxílio-transporte foram brevemente tratadas, já que o detalhamento destes temas foi apresentado ao MEC por meio de ofício. “Temos de fortalecer o modelo dos institutos federais e, neste sentido, o diálogo é indispensável. Estamos apresentando propostas que possibilitem uma dinâmica mais favorável e positiva para a Rede, para os servidores e, principalmente, para os nossos estudantes”, disse o presidente do Conif.

O ministro assumiu o compromisso de se empenhar para que, em breve, a presidenta da República, Dilma Rousseff, receba os reitores para tratar de temas como a expansão da Rede, a implementação de ações voltadas para os Institutos Federais previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), dentre outros. “Precisamos fazer um realinhamento com a Rede e, para isso, temos de tratar de maneira diferente as suas especificidades”, disse Paim, que também enfatizou o protagonismo da Rede no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Setec

Após o encontro com o ministro, a Diretoria reuniu-se com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros, para tratar de questões como as estatísticas positivas registradas pela Rede e ações estratégicas para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica no Brasil.

Informações da assessoria de comunicação do Conif

Tags: