Câmpus Gaspar é parceiro do “Movimento Nós Podemos Blumenau”

4. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Eventos, Matérias

Na quarta, dia 2, Câmpus Gaspar participou do 1º Fórum Municipal dos Objetivos do Milênio (ODM), promovido pelo Movimento Nós Podemos Blumenau, do qual o IFSC participa das ações.

foto2O objetivo do Fórum foi elencar prioridades, necessidades locais e definir as principais ações do Movimento para 2014. O evento ocorreu na Fundação Fritz Müller (FFM), em Blumenau, e teve um painel de discussão e círculo de diálogo, realizados por representantes dos setores públicos, privados e da comunidade do município, baseados nos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2000.

O evento iniciou com a palestra “Os ODM para melhorar a vida das pessoas”, ministrada pelo secretário-executivo adjunto do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e diretor do Instituto Primeiro Plano, Odilon Luís Faccio, de Florianópolis. Odilon apresentou dados dos indicadores dos ODM no Brasil e também em Santa Catarina.

Na sequência, ocorreu um painel de discussão, mediado pelo apresentador e comentarista da RBS TV Valther Ostermann, com o tema “ODM na comunidade”. O intuito do painel foi o de fazer os três setores responsáveis pelo desenvolvimento de um país sustentável discorrerem sobre ações que fazem em prol dos ODM. Esses três setores foram assim definidos: Empresas (sendo representada pela UNIMED), Sociedade Civil Organizada (representada pela JCI Blumenau Garcia – Câmara Júnior Internacional) e Governo (representado pela Prefeitura Municipal de Blumenau).

A partir das 18h30min, foram organzados círculos de diálogos para analisar e identificar as prioridades dos ODMs, com base nos indicativos de cada item:

ODM 1 – Acabar com a Fome e a Miséria

ODM 2 – Educação básica de qualidade para todos

ODM 3 – Igualdade entre os sexos e valorização da mulher

ODM 4 – Reduzir a mortalidade infantil

ODM 5 – Melhorar a saúde das gestantes

ODM 6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças

ODM 7 – Qualidade de vida e respeito pelo meio ambiente

ODM 8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Cada ODM contava com técnico especialista nos temas do ODM em questão e com entidades, empresas e governo que tinham relação afim com o ODM. Esses grupos apresentaram problemas e sugestões de trabalho para melhorar diversos indicadores em Blumenau. O próximo passo ao Movimento e aos participantes do Fórum é implementar as ações discutidas no Fórum.

“O evento foi fundamental para discutir os indicadores de Blumenau. Ainda, como Gaspar participa do movimento, sugeriu-se pelo movimento estadual, que se criasse um movimento regional, que englobasse Blumenau e região. Essa ação é muito importante, pois melhorando indicadores em uma cidade, isso pode influenciar em indicadores da outra.”, destaca a coordenadora de extensão e relações externas do Câmpus Gaspar, Vanessa Oechsler.

Os comenários não estão permitidos.