DTIC recomenda troca de senhas nos sistemas do IFSC
17. abril 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias, ReitoriaA Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) recomenda que todos os servidores do IFSC providenciem a troca de suas senhas de acesso aos sistemas da instituição – não só para acesso à rede, mas também as senhas de administração de blogs e portais, por exemplo.
O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Emerson Ribeiro de Mello, explica que no início deste mês foi identificada uma falha na biblioteca OpenSSL, utilizada em sites seguros (aqueles cujos endereços no navegador web iniciam com https://). Esse mecanismo de segurança garante a confidencialidade de todas as informações trocadas entre o computador do usuário e o servidor, como nomes de usuários, senhas e outras informações.
A falha – chamada de heartbleed bug – já foi corrigida e a DTIC atualizou todos os seus sistemas, mas durante o tempo em que esteve ativa pode ter permitido o comprometimento das senhas dos usuários. “Isso não significa que as contas dos usuários tenham sido necessariamente invadidas, mas há chance de que isso tenha acontecido. Então a recomendação é que as senhas sejam trocadas”, salienta Mello. Esse aviso para troca de senhas está sendo feito inclusive pelos grandes provedores de serviços, como Twitter, Prezi e Facebook, por exemplo.