DTIC recomenda troca de senhas nos sistemas do IFSC

17. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) recomenda que todos os servidores do IFSC providenciem a troca de suas senhas de acesso aos sistemas da instituição – não só para acesso à rede, mas também as senhas de administração de blogs e portais, por exemplo.

O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Emerson Ribeiro de Mello, explica que no início deste mês foi identificada uma falha na biblioteca OpenSSL, utilizada em sites seguros (aqueles cujos endereços no navegador web iniciam com https://). Esse mecanismo de segurança garante a confidencialidade de todas as informações trocadas entre o computador do usuário e o servidor, como nomes de usuários, senhas e outras informações.

A falha – chamada de heartbleed bug – já foi corrigida e a DTIC atualizou todos os seus sistemas, mas durante o tempo em que esteve ativa pode ter permitido o comprometimento das senhas dos usuários. “Isso não significa que as contas dos usuários tenham sido necessariamente invadidas, mas há chance de que isso tenha acontecido. Então a recomendação é que as senhas sejam trocadas”, salienta Mello. Esse aviso para troca de senhas está sendo feito inclusive pelos grandes provedores de serviços, como Twitter, Prezi e Facebook, por exemplo.

Os comenários não estão permitidos.