Evento na Reitoria visa a prevenir e combater a hipertensão

17. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

hipersiassA Coordenadoria de Atenção à Saúde do IFSC e a Unidade INSS/FPOLIS do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) realizam na sexta-feira, dia 25, na Reitoria, ação do projeto Hipersiass, que visa ao combate e à prevenção à hipertensão. Os objetivos do evento são conhecer os níveis de pressão arterial dos servidores e funcionários terceirizados, conscientizá-los sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e alertar para os riscos da hipertensão.

A ação ocorre das 9h às 11h30. Uma equipe da unidade do Siass vai até a Reitoria para oferecer gratuitamente serviços como medição da pressão arterial, de glicemia, peso, altura, circunferência abdominal e avaliação da capacidade pulmonar dos servidores. Também vão prestar orientações sobre os riscos da hipertensão, do diabetes e do tabagismo e sobre a importância das atividades físicas.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial passou de 21,6% em 2006 para 23,3% em 2010. O problema é mais comum entre as mulheres (25,5%) que entre os homens (20,7%). A faixa etária também um fato determinante para a hipertensão. Enquanto apenas 8% das pessoas entre 18 a 24 anos são hipertensas, esse índice chega a mais de 50% entre os que têm 55 anos ou mais. A hipertensão pode causar problemas cardiovasculares (infarto e insuficiência cardíaca, por exemplo), acidente vascular cerebral (AVC) e mau funcionamento dos rins, entre outros danos à saúde.

A Coordenadoria de Atenção à Saúde pede apoio das direções gerais dos câmpus para liberar os servidores para participar da ação e propiciar o deslocamento de servidores e terceirizados até a Reitoria. Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora Soraia Destri Pessoa, pelo telefone (48) 3877-9038.

Os comenários não estão permitidos.