Servidores e alunos do IFSC têm acesso aos serviços da Comunidade Acadêmica Federada
17. abril 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, ReitoriaO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aderiu à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), administrada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que oferece diversos serviços para usuários das instituições participantes. Entre esses serviços, um dos mais importantes é a possibilidade de acesso remoto de pesquisadores à área restrita do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) – ou seja, esse acesso agora pode ser feito de qualquer lugar, e não mais apenas por computadores situados dentro da instituição.
Além do acesso remoto ao Portal Capes, há também a possibilidade de fazer download gratuito de software da Microsoft por meio do Microsoft DreamSpark Standard; enviar arquivos de até 100Gb por e-mail com uso do FileSender; utilização do JEMS, que é um sistema para submissão, revisão, discussão e seleção de artigos para eventos científicos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC); agendamento de reuniões, criação de enquetes e realização de pesquisas simples por meio do Foodle; e utilização dos serviços do portal de Vídeo Digital da RNP (vídeo sob demanda, transmissão de vídeo ao vivo e transmissão de sinal de TV). Clique aqui para consultar a lista completa de serviços disponíveis.
A principal vantagem da adesão à CAFe é a utilização do mesmo login e senha da instituição de origem para acessar os diferentes serviços, na análise do diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Emerson Ribeiro de Mello. “Com isso, o usuário não precisa preencher cadastros em cada um dos serviços, garantindo sua privacidade”, salienta. Além disso, não há necessidade de gerenciar diferentes contas e senhas. Outra vantagem é a autenticação única (single sign on), que permite que, uma vez logado em um dos serviços, o usuário esteja automaticamente logado nos outros que esteja acessando ao mesmo tempo – a exemplo do que já acontece com os usuários do Google, por exemplo.
A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) disponibilizou o passo a passo para utilização dos principais serviços oferecidos pela CAFe. Para acessar os tutoriais, clique aqui.