Alunos do Câmpus Canoinhas vão orientar famílias na criação de hortas e jardins
25. abril 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Canoinhas, MatériasAlunos do curso técnico concomitante em Agroecologia do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vão orientar famílias do loteamento Princesa do Planalto na criação de hortas e jardins. O projeto é uma parceria entre o IFSC e as secretarias municipais de Habitação e Assistência Social.
Os loteamentos possuem 28 famílias, das quais dez serão atendidas inicialmente. O projeto conta com a colaboração da assistente social da Secretaria Municipal de Habitação, Rosilene Jaremczuk; do coordenador do Programa de Agricultura Urbana, Renato Leandro; e de professores e alunos do módulo III do curso técnico em Agroecologia.
O primeiro contato entre os alunos e moradores atendidos pelo projeto se deu no Câmpus Canoinhas, durante uma visita dos moradores no dia 27 de março. A coordenadora do curso, Eliziane Luiza Benedetti, apresentou o IFSC e deu uma breve explicação, mostrando alguns materiais que muitas vezes vão para o lixo e que poderão ser reaproveitados para a implantação das hortas e jardins.
A assistente social Rosilene também comentou da importância desse tipo de parceria e do comprometimento que ambas as partes terão na execução. No final do encontro, os alunos foram divididos em duplas, sendo que cada dupla vai atender uma família, planejando e orientando as atividades para implementação de jardim e horta em cada residência.
O segundo encontro ocorreu no dia 8 de abril. Nessa oportunidade os alunos foram até o loteamento fazer o planejamento, junto com as famílias, de quais espécies serão cultivadas e o local de plantio de cada uma.
As visitas estão previstas para acontecerem uma vez ao mês, sendo que na próxima já serão iniciados os trabalhos de implantação das hortas e jardins nas residências.