Prazo para avaliar a construção da Política de Comunicação termina nesta segunda

5. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

Está disponível até esta segunda-feira (12 de maio) o questionário on-line (clique aqui para acessar) para que todos os servidores do IFSC avaliem o processo de construção da Política de Comunicação do IFSC. A ação faz parte do acompanhamento da implementação da política e é promovida pela Diretoria de Comunicação (Dircom). O resultado dessa pesquisa já servirá para que a Comissão de Gestão da Política de Comunicação – formada por servidores da Reitoria e de todos os câmpus – possa fazer uma primeira análise do documento construído em 2013.

Lançamento da Política de Comunicação foi realizado em setembro de 2013.

A presidente da Comissão e diretora de Comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, explica a importância dessa avaliação. “Por ter sido uma iniciativa pioneira na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o processo foi novo para todos e, por isso, podemos ter cometido erros e acertos que queremos identificar para podermos aprimorar esse processo, considerando que faremos uma atualização da política periodicamente”, destaca.

Seminário de lançamento do processo de construção contou com representantes de todos os câmpus e da Reitoria.

A construção da Política de Comunicação englobou desde a sensibilização feita pela Diretoria de Comunicação para divulgar o início do processo, o seminário de lançamento do processo com a participação de servidores de todos os câmpus e da reitoria até as reuniões da comissão responsável pelo trabalho. Durante o período de construção , foram feitas também pesquisas sobre comunicação com diversos públicos do Instituto e disponibilizados espaços de participação para que os servidores pudessem enviar sugestões e críticas – como o ambiente virtual e o tópico no Fórum do IFSC. A minuta do documento foi posta ainda para apreciação de todos os servidores e o processo de construção foi encerrado com o lançamento do documento final em setembro de 2013.

Waléria esclarece que mesmo os servidores que não acompanharam o processo de construção ou que participaram pouco devem responder o questionário. “Queremos entender o motivo de quem não participou do processo e saber a avaliação de quem participou de alguma forma – sendo essa participação pouca ou de maneira mais forte”, afirma.

A implementação da Política começou no final de 2013 e está em andamento.

Apesar de a Política de Comunicação já estar em fase de implementação, com visitas e capacitações nos câmpus e na Reitoria e construção dos manuais, a pesquisa que termina na próxima segunda-feira tem como foco apenas o processo de construção do documento. “Como a implementação está em andamento e é uma fase mais demorada, essa avaliação só será feita no futuro. O importante para nós agora é identificar a percepção dos servidores sobre o processo de construção para que tenhamos uma base quando formos atualizar o documento”, informa Waléria.

Participe

Clique aqui para responder o questionário com apenas 12 perguntas. A estimativa de tempo é que o preenchimento não leve mais de cinco minutos. Dúvidas sobre a pesquisa podem ser enviadas para o email comissao.comunicacao@ifsc.edu.br ou esclarecidas pelo telefone 48 3877 9007.

Saiba mais

Todo processo de construção da Política de Comunicação do IFSC foi documentado no ambiente virtual da Política com publicação de notícias sobre cada ação. Nesse espaço, também é possível ver como está sendo a implementação no Instituto.

Tags: