Câmpus Canoinhas forma primeira turma de alunos da Apae pelo Pronatec

7. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, Matérias

formatura_apae_canoinhas3

A noite de terça-feira, dia 6 de maio, foi especial para uma turma de 14 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Canoinhas. Eles receberam o certificado de conclusão do curso de Viveirista, promovido pelo Câmpus Canoinhas do IFSC, por meio do Pronatec. Duas professoras da Apae também realizaram o curso, Lucimara Ferreira e Sandra Mara Pereira.

Esta é a primeira turma de alunos com necessidades educacionais especiais no Câmpus Canoinhas. A emoção marcou cada momento da formatura, tanto para os formandos quanto para os próprios servidores do IFSC que participaram da execução do curso. “Além de formandos, eles são nossos grandes amigos. Queremos continuar trabalhando com eles. Também agradecemos aos pais e tutores que depositaram sua confiança em nós do IFSC”, destacou a coordenadora, professora Cristina Duda de Oliveira.

“Foi uma experiência rica para nós, tando para a Apae quanto para o IFSC”, destacou a diretora da Apae Canoinhas, Simone Geruza Sudoski Munhoz. A diretora do Câmpus Canoinhas, Maria Bertília Oss Giacomelli, destacou o interesse dos alunos nas aulas e o fato de não ter havido nenhuma desistência.

formatura_apae_canoinhas2

Após receberem os diplomas, os alunos realizaram uma apresentação de dança e entregaram aos familiares mudas de flores produzidas por eles mesmos. Para a professora aposentada Solange Damaso Schreiber, a participação no curso foi muito gratificante para o filho Augusto Schreiber, 20 anos. “Ele ficava ansioso, esperando chegar o dia do curso. Nunca pensei ver meu filho recebendo um diploma, foi muito emocionante”, relata. “Agora, ele já está ajudando em casa, cuidando das minhas arvorezinhas”, completa.

A parceria deu tão certo que a intenção é criar novas turmas e ainda incluir alunos da Apae nas aulas regulares do Pronatec. Segundo a coordenadora do Pronatec no Câmpus Canoinhas, Carla Valéria dos Santos Pacheco, está sendo realizado um levantamento de quais cursos, dentre os oferecidos pelo Programa, seriam mais indicados aos alunos da Apae, tanto para turmas exclusivas quanto para participação dos alunos especiais nas turmas regulares.

Enquanto isso, os formandos da primeira turma terão a missão de melhorar o jardim da Apae em Canoinhas, pelo projeto Espaço Verde. A professora Cristina explica que o IFSC aprovou um projeto por meio de edital Aproex para auxiliar os alunos na montagem do jardim. Por um período de dois meses, professores do IFSC vão acompanhar o trabalho dos alunos. “Agora o IFSC vai até a Apae”, destaca Cristina.

As próximas formaturas de cursos FIC/Pronatec no Câmpus Canoinhas são:

• 13 de maio às 19h: curso de Fotógrafo;
  • 14 de maio às 9h: cursos de Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Auxiliar Administrativo, Inglês Básico, Montador e Reparador de Computadores e Operador de Computadores.
Tags: ,