Câmpus Garopaba faz apresentação na Câmara de Vereadores de Imbituba

7. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Gestão, Matérias

imbitubaA Câmara de Vereadores de Imbituba recebeu, na noite de 5 de maio, a direção do Câmpus Garopaba para a apresentação de suas ações e perspectivas em relação aos cursos ofertados. A sessão ordinária teve início às 19h30, com a leitura da ata e dos informes pela vereadora Rosalia Sgrott. Em seguida, a diretora-geral Telma Pires Pacheco Amorim usou a plenária e relatou sobre a implantação do câmpus na região, esclarecendo aspectos históricos do IFSC.

Telma abordou ainda os cursos que são ofertados, esclarecendo vereadores e público presente sobre os eixos tecnológicos em que o câmpus atua. “O estudante que realiza um curso de formação inicial e continuada, pode posteriormente fazer um técnico e, se interessar-se pela área, pode aprofundar os estudos e cursar o ensino superior, sem a necessidade de sair da região onde reside”, informou.

Após apresentar dados relativos à procura de estudantes de outros municípios, a diretora apontou as dificuldades relativas ao deslocamento de alunos para a sede do IFSC no bairro Campo D’una e a necessidade de se buscar coletivamente uma proposta de resolução integrada e que beneficie os municípios de Paulo Lopes, Imaruí, Garopaba, Imbituba e Laguna, de forma semelhante ao que acontece com o transporte escolar. O programa Caminhos da Escola, criado em 2007 pelo Governo Federal, garante o transporte diário de estudantes matriculados nas redes municipais e estaduais. “A ideia é criar o Caminhos da Profissão, um ônibus circular que passe em frente à casa do aluno para que ele possa realizar o seu sonho de fazer um curso profissionalizante”, concluiu Telma.

imbit

Os vereadores de Imbituba mostraram-se favoráveis à proposta e deram sugestões de como será possível consolidar a ação. A Câmara também levantou a ideia de que o câmpus reúna-se com os prefeitos municipais da região para solicitar apoio nesse sentido. A ação de integração do Câmpus Garopaba com as Câmaras Municipais da região continuará neste primeiro semestre. Além de apresentar o trabalho institucional e conseguir apoio para projeto de transporte de amplitude regional, a interação reforça a ideia que o câmpus não está voltado apenas a sua cidade sede, mas sim a sua microrregião de atuação e que, por meio de parcerias, é possível dar novas oportunidades a milhares de pessoas.