Diretor do Câmpus Joinville toma posse em Conselho Municipal

8. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Gestão, Matérias

06_05_2014_posse_comciti_2014O diretor do Câmpus Joinville do IFSC, Maurício Taques, tomou posse como integrante do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville (Comciti), para a gestão 2014 – 2015. O diretor de Ensino, Valter Vander de Oliveira, foi empossado como suplente. Este é o segundo mandato do IFSC como instituição representante da sociedade civil no Comciti.

A solenidade foi realizada na terça-feira, dia 6, no hall dos prefeitos, na Prefeitura Municipal, com a presença de membros do governo, representantes de instituições, autoridades e vereadores. “Aqui, estamos falando da Joinville do futuro. Se olharmos adiante, novas oportunidades se apresentarão em diferentes materiais, economia verde, tecnologia. E iremos alcançá-las, se evoluirmos em pesquisa”, declarou o prefeito Udo Döhler. Segundo ele, cada um dos membros tem a importante missão para um novo modelo de oportunidades para a cidade, mais igualitária e segura.

Para o diretor Maurício Taques, a participação do IFSC no Comciti tem significado estratégico. “Contribuímos com o desenvolvimento e a promoção da inovação em Joinville através da ciência e da tecnologia. O Conselho tem como ações a promoção de eventos como o Fórum de Inovação, o Prêmio de Inovação e, neste ano, estamos trabalhando na proposta de criação de uma rede metropolitana de dados, que vai interligar todas as instituições de ensino com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa). Em tudo isso temos muito a contribuir, uma vez que a Instituição e o próprio Câmpus investem significativamente em editais de fomento para o ensino, a pesquisa e em extensão, fazendo com que nossa comunidade acadêmica desenvolva projetos que impactam no desenvolvimento da sociedade”.

Das quatro vagas da sociedade civil, três ficaram com representantes de instituições que já as ocupavam no primeiro mandato: Parque Tecnológico Inovaparq, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Joinville. A quarta vaga ficou com integrante representando a Ciser. A assinatura do decreto renovou os 21 membros permanentes do Conselho: seis representantes indicados pelo poder público e 15 ligados às instituições de ensino, entidades empresariais e do Governo do Estado.

Os conselheiros irão eleger o novo presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários no dia 28 de maio, no Senai Norte, às 14h15. A função de conselheiro não é remunerada.

Sobre o Comciti

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville foi criado em 2012 como um órgão de participação direta da comunidade na administração pública. Tem entre suas principais responsabilidades formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de desenvolvimento técnico-científico, a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados, sempre preservando o interesse público.

Também tem como objetivo promover a geração, difusão e democratização do conhecimento, das informações e novas técnicas, e incentivar a introdução e adaptação de técnicas já existentes à realidade local. Cabe ao Conselho sugerir políticas de captação e de locação, bem como a fiscalização do uso dos recursos para suas respectivas finalidades.

O Comciti é constituído por 25 membros, com mandatos renováveis a cada dois anos, e com a maioria vinculados à comunidade científica e à sociedade organizada.

Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Joinville

Um comentário até o momento. em "Diretor do Câmpus Joinville toma posse em Conselho Municipal"

1. João Clovis Schmitz disse:

Parabéns ao diretor,

Precisamos trabalhar articulado com prefeitura e demais associações para consolidarmos nossa missão.