Câmpus têm até dia 30 de maio para aderir ao programa de extensão Mulheres Sim

9. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para os câmpus do IFSC que desejam aderir ao programa de extensão Mulheres Sim em 2014. Nesta primeira edição, sete câmpus serão selecionados para o desenvolvimento programa, que será realizado no segundo semestre de 2014 (de agosto a dezembro), com a oferta de uma turma de 30 alunas.

SONY DSCO apoio financeiro para execução do programa é composto por: bolsa mensal de R$ 100 para todas as alunas do programa durante a realização do curso (limitados a três parcelas e 30 alunas); bolsa mensal de R$ 600 para o coordenador do programa no câmpus (cinco parcelas); e bolsa mensal de R$ 400 para um aluno extensionista (cinco parcelas).

O coordenador do programa no câmpus deverá ser indicado pelo diretor-geral e terá, no mínimo, 10h semanais para desenvolver as atividades dentro de sua jornada de trabalho, que devem ser registradas como atividades de extensão. Para se inscrever, o câmpus deverá apresentar o Plano de Trabalho do Programa Mulheres Sim e o Projeto de Extensão da Feira de Economia Solidária, de acordo com os modelos disponíveis na página de editais de extensão no Portal do IFSC.

O resultado será publicado no dia 6 de junho. Para mais informações, acesse o Edital Proex 17/2014. Em caso de dúvidas, os servidores podem entrar em contato pelo e-mail extensao@ifsc.edu.br ou pelo telefone (48) 3877-9012.

Saiba mais sobre o programa

O programa Mulheres Sim é formado por três etapas: a oferta do curso de extensão Educação e Gênero, a realização de uma Feira de Economia Solidária e a Avaliação das Egressas. O curso de extensão terá carga horária de 80h, com duração máxima de três meses. Irá abordar temas que auxiliem as alunas no exercício da cidadania, na melhoria de sua qualidade de vida e de sua família, e que contribuam para a geração de renda. A Feira de Economia Solidária será um momento para as alunas mostrarem o que estão produzindo e também gerarem renda. Já a fase de Avaliação das Egressas acontece após o término do curso e fará um acompanhamento das alunas.

A assistente social responsável pelo programa Ania Tamilis Silva conta que a ideia surgiu no ano passado, quando o IFSC foi informado que, a partir de 2014, o Mulheres Mil estaria vinculado ao Pronatec. “Era um momento de incertezas porque precisaríamos continuar oferecendo oportunidades às mulheres. Alguns câmpus possuem lista de espera para o programa e muitas delas não se enquadram no perfil do Pronatec Bolsa Formação”, conta. Segundo Ania, o programa irá atender, prioritariamente, mulheres sem escolaridade.

Ania explica ainda que o objetivo principal do Mulheres Sim é institucionalizar e valorizar um programa com recorte de gênero. “Temos hoje poucos espaços para trabalhar com esse público específico”, lembra. Além disso, assim como o programa Mulheres Mil, o Mulheres Sim também ajuda na divulgação do IFSC e incentiva as alunas a voltarem aos estudos. “O Câmpus São Miguel do Oeste, por exemplo, irá ofertar o curso Proeja/FIC em Costura Básica preferencialmente para ex-alunas do Mulheres Mil. Ou seja, após a participação no programa, essas mulheres agora buscam a conclusão do Ensino Fundamental e uma qualificação profissional”, completa Ania.

Tags: