Câmpus Gaspar promove oficinas de software livre

13. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

O Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para oficinas de software livre, que serão realizadas a partir da próxima sexta-feira (16). As atividades são gratuitas e voltadas para alunos, servidores e comunidade em geral.

As oficinas serão realizadas por meio do projeto de extensão “Software Livre: Promoção do Conhecimento e da Liberdade Tecnológica”, coordenado pelo professor Leonardo Fernandes. Além dele, participam também do projeto a professora Michelle Britto e os alunos do curso técnico em Informática Bruna Caroline Russi e Marcos Augusto Kuntz, que serão os ministrantes das oficinas.

Segundo o coordenador do projeto, a ideia surgiu no ano passado. “Entendemos que o software livre é uma importante ferramenta para o desenvolvimento tecnológico na área de Informática, bem como para a inclusão digital, já que não apresenta custos aos seus usuários”, explica Leonardo.

Ao todo, serão realizadas três oficinas (“Linux Básico”, “Softwares para Escritório e Design” e “Ambientes de Programação”) e um Install Fest. Estão sendo ofertadas 35 vagas em cada oficina. Já para o Install Fest não há limite de vagas e os participantes deverão levar seus computadores para instalação e configuração do sistema operacional Linux e de diversos softwares livres. Todos os participantes receberão certificados.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico (clique aqui para acessar). Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail oficinas.sl@ifsc.edu.br.

Tags: , ,