Sepei e JIFSC serão realizados em Gaspar na primeira semana de setembro

14. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Gestão, Matérias, Reitoria

O Câmpus Gaspar será o anfitrião do Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) 2014 e da terceira edição dos Jogos do IFSC, que serão realizados na primeira semana de setembro. Embora não tenham a ocorrência programada para dias coincidentes – o Sepei será entre os dias 2 e 4 e o JIFSC, de 4 a 6 de setembro -, a ideia com a realização dos dois eventos em datas contíguas é proporcionar uma maior integração entre os estudantes dos câmpus.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador do Sepei 2014, Valdir Noll, as normas para participação no evento serão similares às da edição 2013: todos os alunos e servidores contemplados em editais de pesquisa e extensão em 2013 devem obrigatoriamente apresentar os resultados no seminário. A comissão organizadora cumpre um calendário de reuniões semanais e está definindo a programação, que contará com apresentações de trabalhos, oficinas, debates, palestras, atividades culturais e reuniões. Durante o evento serão realizadas também uma reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) e o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A perspectiva é que o número de participantes do Sepei chegue a 1.000, o dobro em relação ao ano passado. “Isso porque tivemos um aumento de 25% na pesquisa e na extensão em 2014, e também vai haver a possibilidade de participação dos alunos do JIFSC”, esclarece Noll. Na edição de 2013, o Sepei foi realizado em Lages e teve a apresentação de 211 trabalhos, além da participação de 500 pessoas.

A terceira edição do JIFSC terá jogos de 12 modalidades esportivas em duas categorias: cursos integrados e cursos gerais. As inscrições para participação estão abertas (leia mais aqui). Na edição de 2013, 611 alunos de 16 câmpus participaram do evento. Em 2014, os estudantes que se inscreverem nos jogos terão a possibilidade de participar, também, como ouvintes nas atividades do Sepei. Da mesma forma, os alunos-pesquisadores que estiverem no Sepei poderão acompanhar os jogos.