Aluno do Câmpus Gaspar palestra para alunos do Senai

15. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

foto1Nos dias 8 e 9 de maio, o aluno Filipe Bosse Warmling ministrou uma palestra no Senai de Blumenau sobre a importância da análise dos rótulos dos pães e o conhecimento dos ingredientes que compõem o pão. A palestra foi parte integrante do projeto de extensão “Conscientização da população sobre o uso de aditivos químicos nos pães de forma na cidade de Blumenau”, coordenado pela professora Vanessa Oechsler. O objetivo da palestra foi divulgar a pesquisa realizada pelo aluno na unidade curricular Projeto Integrador II do curso técnico integrado em Química e, ainda, conscientizar as pessoas sobre a importância de analisar os rótulos dos produtos antes de adquiri-los e consumi-los.

foto2A palestra foi ministrada a alunos dos cursos Pronatec de Panificação no Senai. Inicialmente, foi apresentada uma contextualização do surgimento e fabricação do pão. Em seguida, os participantes da palestra foram convidados a analisar alguns tipos de pães apresentados e optar pela escolha de um deles. Essa dinâmica tinha como objetivo destacar a importância da análise dos rótulos antes de se escolher um produto. A partir dessa dinâmica, discutiram-se as informações necessárias para se constar em um rótulo. Destacou-se ainda a presença de aditivos químicos na fabricação de pães para a conservação do produto. No entanto, pretendeu-se conscientizar os participantes sobre a presença de aditivos e os seus possíveis riscos à saúde. Ao final, entregou-se aos participantes uma cartilha elaborada pelo aluno com o objetivo de se entender o rótulo dos pães que se consomem.

Tags: ,