Câmpus São José recebe reunião do Fórum de Gestores de TI

22. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

Forti2Nos dias 19, 20 e 21 de maio, o Câmpus São José sediou a 16ª reunião ordinária do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (FORTI), que é um dos fóruns temáticos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro é itinerante e acontece duas vezes por ano.

Essa foi a segunda vez que o IFSC sedia a reunião, sendo que a primeira foi em 2006, quando ainda era Cefet. Além dos gestores da Rede Federal, participaram da reunião integrantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O primeiro dia do encontro também contou com a presença do reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, que é coordenador da Câmara de Desenvolvimento Institucional do Conif, ao qual o FORTI é vinculado.

O Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Emerson Ribeiro de Mello, é o representante do IFSC no Fórum. Ele conta que, entre os trabalhos desenvolvidos durante o encontro, estão a análise da Portaria Interministerial MP/MC/MD Nº 141 de 5 de maio de 2014, que estabelece que a comunicação de dados e serviços de TI dentro das instituições públicas federais seja feita por órgãos da Administração Pública Federal. “A portaria define que os serviços de TI, como e-mail e compartilhamento de arquivos, seja feito dentro de uma instituição pública federal. No nosso caso já é assim, mas existem muitas instituições que utilizam o Gmail, por exemplo”, explica Emerson.

Outro assunto tratado durante a reunião foi o plano anual de capacitação dos servidores da área de TI da Rede Federal, que esse ano deve atender cerca de 1.200 pessoas. O plano é uma ação conjunta entre a Setec/MEC, o FORTI e a Escola Superior de Redes da RNP. No IFSC, a previsão é que 40 servidores sejam capacitados. Durante a reunião, também foi atualizado o documento de referência com uma proposta de estrutura organizacional para a área TI. Esta nova versão será entregue ao Conif.

A gerente de relacionamento com clientes da RNP, Beatriz Zoss, apresentou aos gestores um panorama geral da contratação dos enlaces para os  câmpus dos Instituto Federais. Para ela, a troca de experiências entre os gestores é muito válida. “Aqui não se houve nenhum tipo de discurso individualista. Todos trabalham em rede e apresentam muita coerência nas ações”, avalia.

A reunião terminou com a eleição do Diretor de TI do IFB, Anderson Costa, como novo coordenador do FORTI. Ele exercerá mandato de um ano, prorrogável por mais um. Para Emerson, a grande vantagem de integrar o Fórum é o trabalho em rede. “Trabalhamos em conjunto para levar as demandas da Rede Federal para a Setec de forma mais organizada, o que potencializa nossos resultados”, completa. A próxima reunião do FORTI está prevista para outubro.

Atualizado em 23/05/2014 às 11h40

Tags: ,