Presidente recebe proposta de ações para a Rede Federal

22. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Governo Federal, Matérias

reunião PR1Um documento com propostas de ações para a educação profissional e tecnológica foi entregue à presidente da República, Dilma Rousseff, pelo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Augusto Caldas Pereira, em reunião com reitores e dirigentes da Rede realizada nesta quarta-feira (21), no Palácio do Planalto, em Brasília. A reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, participou do encontro. Foi a primeira vez que a presidente recebeu os reitores dos Institutos Federais para uma pauta específica da Rede Federal.

Considerando a consolidação das políticas de formação profissional e o alcance das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), o Conif propôs a expansão da Rede dentro de uma estratégia de territorialização, a partir da construção de 210 novas unidades. “Queremos, com isso, fortalecer as cidades pequenas e médias fora do alcance dos centros dinâmicos e das unidades já instaladas, a partir de um projeto de qualificação profissional e educação para o trabalho que priorize a inclusão social e a redução das desigualdades regionais”, enfatizou o presidente do Conif.

O envolvimento dos institutos federais nas políticas de inovação, com destaque para os Polos de Inovação, é uma das iniciativas propostas pelo Conselho, bem como reforçar a pesquisa, o desenvolvimento de tecnologias sociais e de aplicação aos pequenos e médios empreendimentos como forma de elevar o potencial de geração de trabalho e renda. Também são propostas: superar um milhão de matrículas em cursos técnicos; ampliar a oferta de vagas para jovens e adultos; institucionalizar a Educação a Distância; aperfeiçoar tecnologias educacionais e objetos de aprendizagem; aumentar a oferta de Licenciaturas, inclusive àquelas específicas à educação profissional; e fortalecer as ações de internacionalização da Rede Federal.

reunião PR2O documento foi entregue à presidenta; ao ministro da Educação, Henrique Paim; e ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, que reforçou o interesse em construir agenda conjunta com os institutos federais. Durante a reunião, Paim apresentou dois Decretos que atendem a reivindicações antigas do Conif e serão assinados pela presidenta nos próximos dias: o primeiro amplia o banco de professores equivalentes de institutos federais; e o outro possibilita a ampliação dos códigos de vagas aos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e ao Colégio Pedro II.

A reitora do IFSC avaliou a reunião como muito positiva. “A presidente destacou a importância do papel da Rede Federal para o desenvolvimento do País e foi enfática ao dizer que os Institutos Federais são a referência para os programas e políticas nacionais de educação profissional que são responsáveis pelas maiores transformações em todo o Brasil’, contou.

Em nome dos demais reitores da Rede, Maria Clara entregou para a presidente um kit com produtos desenvolvidos por alunos de diversos institutos federais. “Quisemos simbolizar a tradição e a inovação que os Institutos Federais representam para o nosso País”, disse.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif
Fotos: Roberto Stuchert Filho – Secom/PR

Atualizada em 26/05/2014 às 17h25

Tags:

Um comentário até o momento. em "Presidente recebe proposta de ações para a Rede Federal"

1. Alexandre David Felisberto disse:

Deve-usar o termo “Presidenta”, e não “Presidente” para referir-se a mesma e outros cargos ocupados por pessoas do sexo feminino, conforme Lei 12605. Sugiro rever nas próximas reportagens.