Reunião discute a oferta do curso de Pescador Profissional no Câmpus Itajaí

22. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

SAMSUNGO diretor-geral do Câmpus Itajaí do IFSC, Carlos Alberto Souza, esteve reunido com o prefeito da cidade, Jandir Bellini, e o secretário da Pesca, Agostinho Peruzzo, no dia 14 de maio. O objetivo do encontro foi acertar detalhes sobre a obra do novo prédio do IFSC na Avenida Vereador Abrahão João Francisco e conversar sobre a oferta do curso de Pescador Profissional, que iniciou há duas semanas no câmpus.

Segundo o secretário Agostinho, o mercado de trabalho da pesca está carente de pescadores qualificados e essa oferta pelo IFSC vem para suprir essa demanda. “A tecnologia a bordo das embarcações pesqueiras vem evoluindo ao longo do tempo e, por isso, o pescador precisa estar atualizado”, explica.

A Marinha do Brasil reconhece a qualidade do ensino técnico oferecido pelo IFSC por meio de um processo chamado “acreditação”. Com isso, desde o ano passado, a Marinha permite que o IFSC forneça o curso de pescador profissional e confere a carteira de pescador aos alunos egressos.

O diretor-geral do Câmpus Itajaí diz que, mesmo com o curso técnico em Pesca em andamento desde o ano de 2011, o curso de Pescador Profissional, que tem menor duração, atende uma demanda específica do mercado e que estava represada.

“O IFSC é o melhor Instituto Federal do país pelo sexto ano seguido e estamos em Itajaí com a finalidade de desenvolver o mercado produtivo da região. Por isso, temos a intenção de unir forças com a Prefeitura a fim de atender a população de Itajaí e região com a oferta de cursos voltados à necessidade de qualificação local e regional”, explica. “Devido a procura que tivemos nessa primeira edição do curso de pescador profissional devemos ampliar a oferta nessa área”, conclui.

Em breve a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, estará na Prefeitura de Itajaí com o objetivo de estreitar essa relação e conversar a respeito dos projetos do IFSC para a região.

O IFSC funciona provisoriamente em dois prédios locados no centro da cidade, um na rua Tijucas no número 55 e outro na Avenida Marcos Konder, em frente a Igreja Matriz de Itajaí. Além disso, está construindo a sede definitiva na Avenida Vereador Abrahão João Francisco ao lado da Câmara de Vereadores.