Câmpus Geraldo Werninghaus realiza I Varal Literário

23. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Eventos, Matérias

sarau gw (1)Fomentar a prática da cidadania e abrir as portas da biblioteca do câmpus para atividades culturais. Esses foram os objetivos do I Varal Literário do Câmpus Geraldo Werninghaus, que reuniu cerca de 40 trabalhos elaborados por estudantes e servidores do câmpus. A exposição pode ser conferida até esta sexta-feira (23) no terraço do câmpus (acima da cantina).

Segundo a coordenadora de Biblioteca e uma das organizadoras do evento, Khrisna Silva, o projeto foi um meio encontrado pelos servidores da biblioteca para estimular a formação cultural no câmpus. “Como os cursos possuem o viés técnico forte, o Varal permitiu que trouxéssemos para os estudantes também a cultura e a cidadania na forma das poesias, poemas, crônicas, músicas e fotografias expostas”, destaca.

A maioria dos trabalhos expostos foi elaborada durante as aulas de português das professoras Miriam Hennig e Vanessa Elsas de Faria pelos estudantes dos cursos técnicos de Eletrotécnica e de Mecânica e do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica. “Os alunos foram estimulados a criar textos literários e, a partir do número expressivo de textos elaborados, surgiu a ideia de expôr os trabalhos neste Varal”, explica Khrisna.

Sarau marca o início do Varal Literário

sarau gw (3)Na segunda-feira (19), os organizadores do evento realizaram um sarau com a participação de estudantes e servidores do câmpus. Realizado nos intervalos das aulas da tarde e da noite, o sarau contou com declamações de poesias, prosas e leitura de letras de músicas, aforismos e apresentações musicais. “Alunos, professores e técnicos se revezaram na apresentação de composições tanto de autoria dos participantes quanto de autores renomados”, conta o coordenador de Extensão, Rodrigo Domit.

Para os organizadores do evento, o sucesso entre os participantes deve possibilitar a reedição do Varau Literário também no segundo semestre, durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, prevista para o mês de outubro.