Projeto de extensão do Câmpus Araranguá leva oficinas de artesanato para clubes de mães

23. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

extensao_araDurante o mês de maio, os clubes de mães da cidade de Araranguá estão recebendo a visita de um grupo de servidores do Câmpus Araranguá, que está realizando oficinas de artesanato. O projeto de extensão intitulado “Arte e Superação” visa proporcionar a mulheres que participam dos clubes o aprendizado de técnicas manuais com diversos materiais, como garrafas pet, retalhos, roupas usadas, caixas de leite, retalhos entre outros.

O trabalho tem como objetivo principal fomentar a criatividade e a habilidade das alunas para que elas sejam capazes de confeccionar produtos artesanais, gerando a oportunidade de criar uma fonte de renda com esses trabalhos, incentivando assim a economia solidária e o cooperativismo.

De acordo com a coordenadora do projeto, Jaqueline Steffens, ao fazer uma análise da questão da desigualdade social, de sexo, de renda, e dos mais variados tipos de violência que muitas mulheres são acometidas, depara-se com uma sensação de achismo de que tudo isso é normal. O resultado de toda essa vulnerabilidade é que algumas mulheres acabam se prostituindo, entrando para o mundo das drogas, abandonando seus filhos e muitas vezes deixando de lado inúmeros talentos que poderiam servir como apoio para uma possível melhora na qualidade de suas vidas.

“Através deste projeto, que visa incentivar criatividade, a cultura, a arte, é possível fazer com que as mulheres tenham oportunidades nunca antes lhes dadas, como aprender técnicas de artes manuais que possam melhorar sua autoestima, sua perspectiva de futuro, sua renda e consequente melhora da situação econômica, social e emocional suas de suas famílias”, afirma Jaqueline.

Até o momento foram realizadas oficinas nos clubes de mães dos bairros Cidade Alta, Alto Feliz, Vila Verde, Vila Samaria (grupo de alfabetização) e Mato Alto, envolvendo um total de 90 mulheres. O projeto se estende continua até agosto e deve atender outros clubes de mães da cidade.

Os comenários não estão permitidos.