Alunos do Câmpus Jaraguá do Sul debatem situação indígena em Santa Catarina

27. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

palestra-funai-jar-2Cerca de 150 estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul participaram, no último dia 15, da palestra “Povos indígenas no Brasil e em Santa Catarina”, ministrada pelo biólogo da Fundação Nacional do Índio (Funai), Diogo de Oliveira. Além de apresentar a atual situação dos índios, o representante da Funai tirou dúvidas dos alunos sobre os hábitos e as políticas relacionadas aos povos indígenas no País. A atividade foi organizada pela professora sociologia Kênia Gaedtke.

palestra-funai-jar-1Segundo a professora, o debate na escola sobre os índios costuma apresentá-los apenas como um elemento do passado na história do Brasil e não discute a situação atual dos povos indígenas. “Trouxemos um representante da Funai justamente para mudar essa perspectiva e tratar de questões contemporâneas, como a situação das aldeias e dos povos indígenas, o processo de mediação de conflitos e demarcação de terras e, inclusive, os hábitos atuais dos índios, uma vez que o palestrante já morou em duas comunidades indígenas”, explica Kênia.

Participaram da atividade servidores do câmpus e estudantes de quatro turmas do curso técnico integrado em Química e de duas turmas do curso superior de licenciatura em Física.

Tags: ,