Napnes discutem ações para qualificar atendimento

27. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

encontro_napnesRepresentantes dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) de todos os câmpus reuniram-se em Florianópolis, nos dias 22 e 23 de maio, para discutir formas de qualificar o atendimento de alunos com necessidades específicas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Uma primeira ação será a elaboração de um regimento geral que estabeleça diretrizes gerais para o funcionamento desses núcleos. “A ideia é construir um documento que norteie as respostas para diversas situações que surgem ou podem surgir nos câmpus, nessa área”, define a coordenadora do Napne central, Janaína Turcato Zanchin.

De acordo com Janaína, a partir do encontro ficou acordado que o teor do regimento será debatido a distância entre os integrantes do grupo nas próximas semanas. A primeira proposta de texto será estruturada em agosto, quando o grupo realizará nova reunião. Na sequência, a discussão será aberta para os demais setores da instituição.

O eixo do encontro da semana passada foi a troca de experiências entre os Napnes. “No encontro nós pudemos conhecer a realidade de cada câmpus e ver quais as dificuldades de cada um, principalmente no que diz respeito à falta de equipamentos e de pessoal especializado”, sintetiza Janaína. Para ela, a aproximação entre as equipes que atuam no atendimento especial foi o maior aspecto positivo da reunião. “Apesar das dificuldades, foi possível perceber que há muitos servidores envolvidos com o assunto”, afirma.

Também foram discutidos no encontro a proposta de capacitação na área para os servidores e a inclusão das demandas dos Napnes no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2015. O curso de capacitação em educação inclusiva e atendimento educacional especializado será ofertado para os servidores por meio do Centro de Referência em Formação e EaD. O projeto em análise pela Pró-Reitoria de Ensino contempla um curso de aperfeiçoamento na modalidade a distância, com 120 horas. Já o PAT 2015 foi apresentado ao grupo por servidores da Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC), que orientou os gestores dos núcleos a incluir no planejamento dos câmpus as ações que envolvem alocação de recursos.

Tags: