Projeto irá promover intercâmbio entre alunos brasileiros e franceses

29. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Gestão, Governo Federal, Matérias

viagem_franca4Um projeto realizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) – irá promover o intercâmbio de alunos dos cursos de Engenharia com instituições francesas. O projeto faz parte do Programa Brafitec, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Além das três instituições brasileiras, estão envolvidas no projeto três escolas francesas: Institut Supérieur d’Agriculture (ISA), Institut Supérieur de l’Électronique et du Numérique (ISEN) e Hautes Etudes d’Ingénieur (HEI). As escolas ficam na cidade de Lille, localizada a 200km de Paris. Entre os dias 14 e 25 de maio, o Pró-Reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, juntamente com representantes da UFSC e da Unisul, esteve na França para assinar os convênios com essas instituições e conhecê-las de perto.

viagem_franca3Golberi destaca que as escolas possuem excelente estrutura e um forte contato com as empresas. “Fizemos visitas aos laboratórios, conhecemos as disciplinas e a forma de ensino deles, em que o aluno faz a graduação e o mestrado juntos. As escolas possuem condições excelentes, inclusive com atendimento individual quando necessário. Além disso, no final do curso, eles participam de um projeto chamado “Eleven Week Project”, onde os alunos têm três meses para elaborar uma solução específica para uma demanda do mercado. É realmente muito interessante”, avalia o pró-reitor.

viagem_francaO IFSC irá disponibilizar 10 vagas para intercâmbio no próximo ano, exclusivamente para alunos dos cursos de Engenharia. Golberi conta que, em 2014, o IFSC não conseguiu enviar nenhum aluno por dois impedimentos. “O primeiro foi o fato de que o aluno precisa ter, no mínimo, 40% do curso concluído. E o segundo foi a proficiência na língua francesa”, esclarece o pró-reitor. “Mas como o projeto tem duração de dois anos, ainda podemos preparar nossos alunos de Engenharia para estudarem na França no ano que vem”, complementa. Nos próximos meses, o pró-reitor irá visitar os cursos de Engenharia do IFSC para apresentar mais detalhes sobre o projeto.

Aulas de francês

A partir do mês de outubro, o IFSC irá oferecer aulas gratuitas de francês para alunos e servidores da Reitoria e dos câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente, Palhoça Bilíngue e São José. A previsão é que as inscrições sejam abertas entre os meses de julho e agosto.

viagem_franca2Fórum Brafitec 2014

Além das visitas às escolas, entre os dias 21 e 24 de maio, os representantes das instituições catarinenses também participaram do Fórum Brafitec 2014, realizado na cidade de Bordeaux. O evento reuniu as instituições participantes do programa para avaliação e troca de experiências. A viagem foi totalmente custeada pela Capes.

Tags: , ,