Definido tema do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

3. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Governo Federal, Matérias

banner site forum mundial“Diversidade, Cidadania e Inovação”. Esse foi o tema escolhido para a terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Organizado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o evento acontecerá em maio de 2015, no Recife, e tem como meta reunir cerca de 20 mil pessoas durante sete dias de programação. A definição da temática aconteceu durante a segunda reunião dos membros do comitê organizador, realizada na última quarta (28) e quinta-feira (29) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Na ocasião, os participantes foram divididos em grupos para debater as possibilidades de tema e, em seguida, foi aberta a votação plenária. “Primeiramente, gostaria de parabenizar a escolha da temática, que reúne três conceitos indissociáveis. A partir deles será possível desenvolver uma série de debates e atividades cujos resultados poderão ser aplicados em nossas instituições e também na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e cidadã”, afirmou a Coordenadora-Geral do FMEPT e reitora do IFPE, Cláudia Sansil.

Em sua última edição, realizada há dois anos em Florianópolis, o Fórum teve como tema “Democratização, Emancipação e Sustentabilidade” e contou com cerca de 400 atividades, entre conferências, debates, feiras, mostras e atrações culturais. A edição catarinense recebeu mais de 17 mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e integrantes das mais diversas organizações governamentais e não governamentais de todo o planeta. Criado em 2009, o FMEPT é um braço do Fórum Mundial de Educação que, por sua vez, nasceu do Fórum Social Mundial. O principal objetivo do evento é levantar propostas para compor a plataforma mundial de Educação. “Nossa mãe é o Fórum Social Mundial, e não perderemos esse foco. Não estamos falando apenas de um evento, mas de um processo de participação social”, afirmou a secretária-executiva do Fórum, Maria Melo, que é Pró-Reitora de Extensão do IFPE.

Os preparativos para a terceira edição começaram em março, quando houve a primeira reunião do comitê organizador. Desta vez, representantes de aproximadamente 40 instituições, tanto de Pernambuco, como de outros estados do país, participaram do encontro. Após a discussão em plenária, os convidados foram divididos entre quatro comissões (infraestrutura, mobilização, cultura e temática) a fim de que fosse possível desenvolver os trabalhos de forma mais direcionada. “Esses dois dias foram bastante proveitosos e ficamos muito satisfeitos ao perceber o envolvimento cada vez maior das instituições. Vimos aqui pessoas do Acre, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, e isso é muito positivo. Esperamos que essas representações aumentem cada vez mais”, ressaltou a secretária-executiva.

O próximo encontro do Comitê está marcado para acontecer no mês de agosto também no Recife. Estão convidados a participar representantes de instituições de ensino, associações, sindicatos, entidades governamentais e todos aqueles que desejem contribuir para a realização do evento. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: forum.mundial@reitoria.ifpe.edu.br.

Assessoria de Comunicação do IFPE

Tags: