Alunos da Apae visitam o Câmpus São José

5. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

extensao_saojose3No dia 22 de abril, alunos da Apae visitaram o Câmpus São José. A visita foi uma iniciativa do projeto “Oficina Pedagógica em espaços educativos não formais – Apae, Hospital Infantil e Aldeia Indígena”, desenvolvido por alunos do curso de licenciatura em Ciências na Natureza com habilitação em Química, juntamente com as professoras Giselia e Marilene e a coordenadora Rosimeri.

A visita ocorreu no período matutino, sendo que foram realizadas atividades de abordagem científica (aspectos físicos e químicos da água); experimentos; visitas aos laboratórios de química, biologia e telecomunicação; entre outras atividades. Anteriormente, uma oficina já havia sido realizada nas instalações da Apae de São José no dia 14 de abri, também com atividades envolvendo experimentação e ludicidade acerca do Disco de Newton e da Teoria da Cores.

extensao_saojose4O projeto originou-se de uma parceria entre as disciplinas de Projeto Integrador IV, Didática das Ciências e Gestão Escolar no semestre 2013/2, caracterizando-se por visitas aos espaços educativos não formais. A aprovação do projeto ocorreu no primeiro semestre de 2014 e, desd então, vem sendo desenvolvido com a realização de oficinas pedagógicas.

Dentre os objetivos do projeto, destaca-se a oportunidade dos licenciados agregarem um olhar inclusivo à formação docente no plano das Ciências Naturais e da Química. Além disso, o projeto visa ampliar e consolidar o vínculo do IFSC com a comunidade externa. Entre as atividades programadas, está a realização de oficinas pedagógicas na Aldeia Itaty, localizada no município de Palhoça, e a visita de discentes da aldeia ao Câmpus São José.

Tags: ,