Dilma Roussef participa da formatura do Pronatec em Florianópolis

6. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

formatura_pronatec_discurso_dilmaA presidente Dilma Rouseff participou nesta sexta-feira (6) da solenidade de formatura de 550 alunos de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Básico e Emprego (Pronatec) ofertados pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento, realizado no Centro de Convenções Centrosul, em Florianópolis, reuniu cerca de 2 mil estudantes que frequentaram cursos do Pronatec em 37 municípios catarinenses, ofertados pelo IFSC e pelos outros parceiros do programa – Instituto Federal Catarinense (IFC) e Sistema S.

formatura_pronatec_dilma_alunos_PR

Foto: Presidência da República

“Vocês chegaram até aqui graças ao esforço de cada um, graças à dedicação e aos sonhos que vocês hoje estão realizando”, disse a presidente, ao cumprimentar os formandos no início de seu discurso de 18 minutos. “Hoje nós temos aqui a concretização de uma oportunidade que é o Pronatec, um programa que reconhece que o Brasil só vai ser grande se nós tivermos técnicos, se nós tivermos pessoas capacitadas. A conquista de vocês é muito importante para vocês, mas também para o Brasil”, afirmou.

A presidente antecipou a intenção do governo de transformar o Pronatec em um programa permanente. O “Pronatec 2.0” será anunciado na próxima semana e deve ampliar o número de vagas em ensino técnico e de qualificação profissional ofertadas na primeira edição do programa. “O meu compromisso é garantir que o Pronatec seja permanente e que ele aumente o número de vagas. Nós vamos lançar a segunda etapa do Pronatec. Nessa estamos fazendo 8 milhões [de vagas] e na próxima vamos fazer mais do que 8 milhões”, antecipou a presidente.

formatura_pronatec_dilma_orli

Foto: Presidência da República

Gratuidade, qualidade dos cursos e diversidade das ofertas são as principais características do Pronatec, afirmou a presidente, que enfatizou o grande número de possibilidades de formação adequadas a cada diferente região do país. “O Pronatec oferece cursos os mais variados, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho de cada região do país, respeitando também o interesse dos estudantes, tornando-os sujeitos da sua própria história”, disse. “O Pronatec é um instrumento fundamental para que as pessoas tenham uma perspectiva cada vez melhor na vida. Essa perspectiva significa conseguir um melhor emprego, uma renda melhor para si e para sua família. Mas, para o Brasil, significa garantir maior desenvolvimento”, afirmou Dilma.

A formanda Cassiane Aparecida da Silveira, que concluiu o curso técnico em Edificações pelo Pronatec no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi a oradora da turma e salientou a excelente oportunidade de estudo que teve por meio do programa. O curso abriu portas no mercado para ela, que hoje atua como técnica em um escritório de arquitetura. “O curso me deu uma boa base para continuar estudando: já garanti minha formação no curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios no IFSC”, disse. Anderson Tillmann, aluno do curso de qualificação profissional em Mecânico de Máquina de Costura do Câmpus Jaraguá do Sul do IFSC, proferiu o juramento, acompanhado pelos colegas formandos. Orli Leandro (foto acima), aluno do curso de qualificação profissional em Operador de Máquinas de Usinagem com Comando Numérico Computadorizado do Câmpus Geraldo Werninghaus do IFSC, recebeu o certificado de conclusão das mãos da presidente Dilma Rousseff.

formatura_pronatec_juramento_Secom

Foto: James Tavares/Secom-SC

Outras autoridades participaram da solenidade de formatura. O ministro da Educação, Henrique Paim, salientou algumas ações do governo Dilma na área, como a aprovação do Plano Nacional de Educação e a destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação. “Mas sem dúvida, o que nós vamos registrar e reconhecer é o seu empenho para que o país possa cada vez mais oferecer oportunidades para os jovens brasileiros”, disse Paim à presidente. O governador do estado, Raimundo Colombo, afirmou que o Pronatec representa uma revolução na cultura, no desenvolvimento e de produtividade no Brasil. “Nosso país vai ser muito melhor depois desse grande esforço”, afirmou. O prefeito César Souza Júnior afirmou que o Pronatec é uma parceria com excelentes resultados e parabenizou os formandos: “Vocês vão ter a honra de contar para seus filhos e netos que na sua formatura estiveram presentes a presidente da República e o governador do estado”.

A reitora Maria Clara Kaschny Schneider compôs a mesa da solenidade de formatura, ao lado do reitor do IFC, Francisco José Montório Sobral, da secretária de Direitos Humanos Ideli Salvatti, do senador Luiz Henrique da Silveira, deputados e outras autoridades.

formatura_pronatec_publicoO governo federal já investiu R$ 14 bilhões nos cursos do Pronatec – segundo o ministro Paim, trata-se do maior investimento já feito no país em educação profissional. Em Santa Catarina, o montante de investimentos chega a R$ 415 milhões. Os cursos do Pronatec são ofertados pelos institutos federais e entidades do Sistema S em parceria com estados e municípios. Lançado em 2011, tem como meta ofertar 8 milhões de vagas até 2015. No IFSC, em 2013, foram 4.143 matrículas em 106 cursos. Participaram da formatura 550 alunos vindos dos municípios de Araranguá, Biguaçu, Campo Belo do Sul, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Porto Belo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Schroeder, Timbó Grande, Urupema, Xanxerê.

Clique aqui para saber mais sobre o Pronatec no IFSC.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso da presidente Dilma Rousseff na formatura do Pronatec.

Tags: