Gincana Literária

11. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Notas

A grande novidade da Gincana Literária deste semestre foi a estrela da noite de encerramento do evento nesta terça (10), Dia Mundial da Língua Portuguesa. O concurso de contos foi uma promoção experimental da Gincana Literária, com o objetivo de ampliar a gincana que ocorre no Câmpus Florianópolis para outras unidades do IFSC e para os estudantes do Ensino Médio da Grande Florianópolis. O tema para os contos deveria ser inspirado no livro “Matéria de Poesia”, do poeta Manoel de Barros.

“O desejo é de, a partir deste concurso, desenvolvermos expertise para a criação de uma gincana aberta a estudantes de outros campi e de outras escolas. Nesta primeira edição, tivemos 16 contos inscritos”, afirma o professor Amauri Antunes, da Assessoria de Português.

O primeiro lugar ficou com o conto “O Livro”, de Mahara Miranda de Aguiar (que assinou com o pseudônimo Josué Fernandes ). Ela ganhou um leitor digital e uma biblioteca com as obras de Manoel de Barros (18 volumes). O segundo lugar foi do conto “O Abandono”, de Gustavo Simas da Silva (assinando com o pseudônimo Ronaldo Rios). O estudante recebeu como prêmio 18 volumes com as obras de Manoel de Barros. Outros três contos também se destacaram e foram premiados com o livro Poesia Completa de Manoel de Barros.

Segundo o professor Amauri Antunes, a organização estuda agora como será feita a publicação dos contos.