Eventos regionais apontam mudanças nas políticas de assistência estudantil

25. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Matérias

paevs psae jar (3)A Diretoria de Assuntos Estudantis do IFSC realizou no dia 16, em Jaraguá do Sul, um encontro regional de debate sobre o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (Paevs) e sobre a implantação do Programa de Segurança Alimentar Estudantil (Psae). O evento contou com a participação de 30 pessoas, entre servidores das áreas pedagógica, de Ingresso e de fiscalização de contratos dos câmpus Canoinhas, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville e Geraldo Werninghaus e representantes dos alunos desses câmpus.

Segundo o diretor de Assuntos Estudantis, André Soares Alves, as políticas de assistência estudantil no IFSC possuem aspectos que precisam ser revistos e atualizados. “Estamos há quatro anos utilizando o Paevs e, com esse tempo de prática, atingimos uma maturidade que nos permite rever e aprimorar questões centrais do Programa”, destaca.

lém do Paevs, os participantes do evento também analisaram a proposta de implantação do Psae no IFSC, que prevê, por exemplo, a implantação gradual de refeitórios nos câmpus, a inclusão de temas ligados à alimentação nos currículos e a melhoria da qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelas cantinas. “Queremos atender aos requisitos legais e, além disso, ampliar os benefícios do programa de alimentação a estudantes de todos os cursos, do FIC à graduação”, explica Karine Andrea Albiero (ao centro, na foto), nutricionista da Pró-reitoria de Ensino (Proen).

paevs psae jar (1)As contribuições dos servidores e alunos em cada encontro regional serão inseridas numa versão atualizada dos documentos do Paevs e do Psae. Após o último encontro – previsto para julho –, as versões atualizadas com as contribuições serão colocadas em consulta pública e, em seguida, enviadas para finalização do texto no Comitê Gestor de Assistência Estudantil do IFSC.

Os documentos com o texto final serão encaminhados pelo Comitê Gestor para apreciação do Colégio de Dirigentes (Codir), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho Superior (Consup). Esse processo deve ser finalizado até o final de 2014.

Sequência de encontros regionais

O evento realizado em Jaraguá do Sul foi o segundo encontro regional promovido pela Diretoria de Assuntos Estudantis. O primeiro encontro ocorreu na região Oeste e os próximos encontros serão realizados, respectivamente, nas regiões Sul, Planalto Serrano, Grande Florianópolis e, por último, um encontro voltado diretamente para o Câmpus Florianópolis, que é o maior câmpus do IFSC.

Comitê Gestor de Assistência Estudantil

O Comitê Gestor de Assistência Estudantil é o espaço no qual são discutidos todos os temas relacionados à assistência estudantil no IFSC. O órgão é composto por representantes da coordenadoria pedagógica de todos os câmpus e conta com a participação de membros externos de acordo com o tema debatido.

Mais informações junto à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelos telefones 48 3877-9059 e 3877-9019.