Servidores do Câmpus GW buscam capacitação para atender a surdos

30. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Gestão de Pessoas, Matérias

gw_curso_libras_servidores2Com o objetivo de melhorar o atendimento realizado a pessoas surdas que estudam ou buscam informações no Câmpus Geraldo Werninghaus, dois servidores do câmpus estão participando, desde maio, do curso de qualificação profissional em Introdução a Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Participam da capacitação o coordenador de Extensão, Rodrigo Domit, e o coordenador do Núcleo Pedagógico e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Afonso Vieira. O curso terá, no total, 160 horas e deve terminar no início de agosto.

Segundo Vieira, a busca pela capacitação foi uma iniciativa dos próprios servidores do câmpus. “Tivemos um surdo que nos procurou presencialmente no câmpus em busca de informações sobre a inscrição nos nossos cursos e, com isso, sentimos a dificuldade em nos comunicarmos. Por isso verificamos formas de nos preparar para novos eventuais atendimentos a surdos”, explica.

Os servidores que participam do curso atuam em áreas nas quais é importante o preparo para o atendimento aos surdos. “No Núcleo Pedagógico e no Napne atendemos alunos e também pessoas com necessidades específicas. Além disso, o envolvimento da área de Extensão aumenta a possibilidade de desenvolvimento de projetos ligados a esse público”, afirma Vieira.

gw_curso_libras_servidores1Após o término do curso, os servidores envolvidos pretendem multiplicar o conhecimento no câmpus. “Queremos sugerir um projeto para um curso básico em Libras voltado aos servidores, aos funcionários terceirizados e aos discentes, em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas e com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do nosso câmpus, além de uma parceria também com o Câmpus Jaraguá do Sul”, diz o coordenador do Napne.

A capacitação em interpretação de Libras é ministrada pela professora Paula Maria Markewicz, do Câmpus Jaraguá do Sul, e oferecida pelo Sest/Senat de Blumenau por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas ocorrem na Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), em Jaraguá do Sul.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.