Câmpus Itajaí promove oficinas sobre política no CEJA

1. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

oficina_itajai2Durante a semana passada (24 a 27 de junho), o Câmpus Itajaí realizou seis oficinas no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Itajaí, atendendo aproximadamente 120 alunos. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Cidadania e Política na Escola”, coordenado pelo servidor Diego Pacheco.

Segundo Diego, o projeto busca discutir abordagens institucionais e não institucionais do agir político, além de apresentar a estrutura institucionalizada da política do país (legislativo, executivo e judiciário), em especial a que passará por processo eleitoral em 2014. Outros objetivos das oficinas foram apresentar e incentivar formas de controle social e aproximar a política ao cotidiano do cidadão. “As oficinas são oportunidades de reflexão, nas quais são abordados temas como política, representação, cidadania, controle social, democracia, voltadas para o cotidiano”, conta o coordenador.

oficina_itajaiOs participantes das oficinas colaboraram com uma pesquisa, que busca investigar as percepções que os alunos possuem sobre a política e seu envolvimento com as ferramentas de controle social.

Diego conta também que, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), outros públicos devem ser atendidos. “Planejamentos estender as oficinas aos alunos do Ensino Médio, pois votarão pela primeira vez nesse ano, e aos do 5º ano do Ensino Fundamental, pois o tema faz parte do currículo escolar deles”, revela.

Tags: , ,