Câmpus Lages recebeu Encontro Regional de Assistência Estudantil

1. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Lages, Câmpus Urupema, Matérias

assistencia_lagesA Diretoria de Assuntos Estudantis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) esteve reunida, quinta-feira (26), com representantes de diversas áreas dos câmpus Lages, Caçador e Urupema para discutir dois programas de assistência estudantil. O evento fez parte de uma série de encontros regionais.

Pela manhã foi discutido o texto de uma resolução que, quando aprovada, regulamentará o Programa de Segurança Alimentar do Estudante (PSAE), o qual inclui os planos de ação “Alimentação Estudantil (PAE)”, “Cantina Saudável” e “Educação Alimentar e Nutricional (EAN)” do Instituto Federal de Santa Catarina.

No documento, entre suas diretrizes, o PSAE garante “o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis locais, contribuindo para crescimento e o desenvolvimento dos estudantes e para a melhoria do aproveitamento escolar.” O programa prevê ainda o incentivo à aquisição de alimentos produzidos em âmbito local, de preferência em agricultura familiar, e a instalação de refeitórios nos câmpus, dentre outras ações.

Rediscussão do Paevs

À tarde, esteve em pauta a revisão do Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs), que oferece um benefício financeiro mensal a alunos para que não sejam prejudicadas suas atividades letivas.

assistencia_lages2“O Paevs é um programa que já implementamos há quatro anos e temos maturidade em oferecê-lo. A revisão da resolução, vigente desde 2011, tem por objetivo avaliar os pontos que precisam ser modificados ou aprimorados no programa. Questões que foram levantadas ao longo de sua execução”, explica o Diretor de Assuntos Estudantis do IFSC, André Soares Alves.

A assistente social do Câmpus Lages, Eliane Corrêa Costa, ressaltou a importância desse tipo de evento para o fortalecimento dos programas e das relações no Instituto Federal. “Sempre nos reunimos no Comitê de Assistência Estudantil, que envolve representantes de todo o estado, na reitoria. No encontro regional podemos promover o debate na comunidade acadêmica levando a discussão até o câmpus, onde mais pessoas podem contribuir”, destaca. O Câmpus Lages já havia feito um debate preparatório sobre os assuntos tratados nas reuniões regionais.

Agenda

Após o término das discussões, os textos serão postos em consulta pública pelo Comitê Gestor de Assistência Estudantil. As versões finais irão para aprovação do Colégio de Dirigentes (Codir), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho Superior (Consup).

Tags: ,