Câmpus Lages promove capacitação para auxiliares das bibliotecas municipais

17. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

capacitacao_bibliotecas_1Cerca de 20 servidores das bibliotecas das escolas municipais de Lages participaram, entre 7 e 10 de julho, da capacitação “Bibliotecas das escolas municipais de Lages em transformação”, projeto de extensão coordenado pela bibliotecária do câmpus Camila Burin. O treinamento foi realizado em parceria com a Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB).

O encontro foi dividido em quatro módulos e abordou os seguintes temas: noções básicas sobre biblioteca escolar; atendimento e acessibilidade em biblioteca escolar; relações interpessoais e marketing cultural em biblioteca escolar; e informática e biblioteca escolar. As atividades foram desenvolvidas sob orientação de servidores e bolsistas do IFSC e também de outras instituições, como Udesc, Senac e Uniplac.

A bibliotecária do Câmpus Lages Camila Burin destacou a importância dos momentos de reflexão, aprendizado e conhecimento profissional e pessoal proporcionado pelo encontro. “Não sei se o título do projeto repercutirá nas escolas, mas está repercutindo dentro de mim, no desejo de transformar não somente as bibliotecas municipais, mas a mim mesma, transformando alguém que se imaginava totalmente tecnicista em uma bibliotecária que cumpre efetivamente seu papel social”, disse.

capacitacao_bibliotecas_2Para os participantes, o evento superou as expectativas. Todos já se organizaram para a realização de encontros periódicos para atualização e discussão. “Gostei muito, foi motivador e construtivo. Com certeza vou usar o que aprendi no dia a dia da escola”, disse a auxiliar de biblioteca da Escola Básica Mutirão, Dires Regina Barbosa Ramos. “Além da troca de ideias e experiências, recebemos treinamento para conservação do acervo e realização de oficinas e atividades culturais, como contar histórias às crianças”, acrescentou.

Software

No Módulo 4 das atividades houve o desenvolvimento de um software para ser usado pelas bibliotecas. Ele foi apresentado durante a capacitação com base nas sugestões dos servidores municipais da área colhidas em entrevistas prévias. Os participantes puderam dar sugestões durante a capacitação para adaptar o programa às suas realidades.

O professor Alexandre Perin, do curso técnico em Informática do Câmpus Lages do IFSC, responsável pelo projeto do software, explica que essa forma busca deixar o programa mais afinado com a necessidade do usuário. “Não se desenvolve software sequencial. Você implementa, mostra para o usuário e refaz o que é preciso”. A Secretaria Municipal de Educação já demonstrou apoio para a implantação do software nas escolas.

Para o desenvolvimento do programa, o professor Alexandre contou com trabalho de alunos bolsistas do terceiro módulo do Técnico em Informática. “Além de usar o que aprendemos na aula, temos que buscar ferramentas para aprimorar o programa. Isso multiplica o conhecimento”, afirmou o aluno Thiago Tizatto Stefen, ressaltando a importância de unir a teoria à prática em um curso técnico.

Atividade complementar

No dia 15 de julho foi realizada uma atividade complementar do projeto, intitulada “Férias Encantadas na Biblioteca”. Os servidores da biblioteca do Câmpus Lages se vestiram de personagens de contos de fadas para receber os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal Judite Terezinha Dias, do bairro Petrópolis, e filhos de servidores do câmpus menores de cinco anos. Entre as atividades, as crianças assistiram desenhos animados, fizeram pintura facial e se divertiram com brinquedos educativos. Além disso, teve a hora do conto com a contadora de histórias Ivone Balzan.

Tags: ,