Matrículas de alunos novos nos cursos técnicos e superiores vão até dia 21

18. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Campus Xanxerê, Matérias

fpolisAs matrículas para os aprovados em primeira chamada no Ingresso 2014.2 do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tiveram início nesta quinta-feira (17) e prosseguem até a próxima segunda (21). Em todo o Estado, mais de 2.700 alunos devem se matricular nos cursos técnicos e de graduação ofertados nos câmpus localizados em 15 municípios: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

Vitor_fpolisNo Câmpus Florianópolis, o maior da instituição, cerca de 750 novos estudantes devem fazer suas matrículas. Vitor Allan Prats, 15 anos, é um dos aprovados para o curso técnico integrado em Eletrônica e esteve no câmpus nesta sexta-feira (18) para fazer a matrícula, acompanhado da mãe, Sandra Prats. Segundo ela, a gratuidade e a qualidade do ensino foram os motivos que fizeram a família optar pelo IFSC. Vitor também tem um primo que estuda Edificações no Câmpus Florianópolis e conta que, além de ter a expectativa de já sair com um emprego do curso, pretende continuar estudando na área de Eletrônica após concluir o ensino médio.

Thiago e Alessandra_fpolisMuitos pais e mães estiveram com seus filhos no Câmpus Florianópolis para acompanhá-los na matricula, até porque o edital exige um acompanhante legal para os menores de 18 anos. Mas Alessandra Vieira Cristela, de 37 anos, que veio com o filho Thiago Luan Cristela, de 14, tinha uma “missão” a mais: fazer a própria matrícula no curso de Saneamento. “Resolvi estudar no IFSC como apoio ao Thiago, e também para ter novas oportunidades. Sempre ouvi falar bem daqui e também tem sistema de cotas”, contou. O apoio, segundo Thiago, foi mútuo e ajudou bastante, pois o adolescente já tinha tentando entrar no IFSC ano passado, sem sucesso. Aprovado para o curso técnico integrado em Eletrotécnica, ele também pretende seguir na área após concluir o Ensino Médio.

diogo_continenteNo Câmpus Florianópolis-Continente, Diogo Burato, 26 anos, foi o primeiro a garantir a matrícula em Panificação e Confeitaria. Natural da serra gaúcha, Burato mora em Palhoça há quatro meses e ficou sabendo do IFSC pela internet. Atualmente, trabalha em uma hamburgueria no bairro Pedra Branca e conta das suas expectativas com o curso: “Estou realizando um sonho, tenho certeza de que vou aprender muito aqui”, comemorou.

marcia_continenteMárcia Regina da Silva Knop Pinheiro, 35 anos, também não perdeu tempo e chegou cedo no Câmpus Florianópolis-Continente para fazer sua matrícula no curso técnico em Gastronomia. Moradora do bairro Itacorubi, em Florianópolis, Márcia tem experiência na área administrativa e já fez o FIC de Espanhol básico no câmpus. “Gosto muito de cozinhar e decidi fazer gastronomia por influência dos amigos e familiares. Vou me dedicar muito, quero aprender tudo e trabalhar na área, também quero fazer intercâmbio internacional”, disse.

joinville 2No Câmpus Joinville, Leonardo Gabriel Zermiani, de 15 anos, e Ana Caroline Laffin, de 21, foram os primeiros a efetuar a matrícula. Concluinte do ensino fundamental, Leonardo vai fazer o curso técnico integrado em Mecânica e Ana Caroline, que já trabalha em um hospital da cidade, optou por fazer o curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. Para 2014.2, o Câmpus Joinville ofereceu 162 vagas em cursos técnicos e 80 vagas em cursos superiores de tecnologia.

Atenção aos editais

Para fazer a matrícula, é imprescindível que os candidatos aprovados tragam a documentação completa exigida no edital (clique aqui para acessar os editais do Ingresso 2014.2). É importante também conferir nos editais o horário de funcionamento de cada câmpus. Caso haja segunda chamada, a lista de aprovados será divulgada no dia 23 de julho, a partir das 17h, no Portal de Ingresso. Em caso de dúvidas, é possível ligar para 0800 722 0250 (ligação gratuita).

Tags: