Aberta a submissão de trabalhos para a primeira edição do LOD Brasil

21. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias, Reitoria

lod_brasilEstá aberta até o dia 24 de agosto a submissão de trabalhos para a primeira edição do Congresso Brasileiro Linked Open Data Brasil (LOD Brasil), uma realização do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento acontece de 5 a 8 de novembro, no auditório da Reitoria do IFSC, em Florianópolis.

Serão selecionados trabalhos em três categorias: artigos científicos, relatos de experiência e desafio. A submissão deve ser feita por meio do sistema de gerenciamento de conferências EasyChair. No site do evento, foi disponibilizado um template padrão e orientações para envio dos trabalhos (clique aqui para acessar). Os artigos científicos e os relatos de experiência deverão ter de 10 a 16 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

A divulgação dos trabalhos selecionados será feita no dia 30 de setembro. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Congresso, em formato digital.

Sobre o evento

A primeira edição do LOD Brasil surgiu da iniciativa de um grupo de pesquisadores do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, que sentiu a necessidade de um evento que envolvesse academia, governo e empresas. O objetivo é proporcionar a discussão sobre a realidade da tecnologia de dados abertos ligados, assim como suas suas aplicações, benefícios e tendências.

O evento deverá reunir pesquisadores, empresários e estudantes da área. Segundo o professor Antônio Pereira Cândido, um dos coordenadores do evento, diversas instituições já confirmaram presença. “O objetivo do LOD Brasil é formar uma massa crítica que dê sustentação à pesquisa nessa área”, explica.

Além da apresentação de trabalhos, o LOD Brasil contará com painéis e minicursos. Para conhecer a programação completa, clique aqui.

Saiba mais sobre o tema

O termo Linked Data (LD) tem despertado interesse acadêmico e organizacional desde a segunda metade da década de 2000. Mais do que uma tecnologia, refere-se a um estilo de publicar e interligar dados estruturados de diferentes fontes na Web, alterando significativamente a maneira como é publicado e consumido o conhecimento.

A publicação de dados na Web não é uma novidade, mas as abordagens tradicionais não passavam da simples disponibilização de dados heterogêneos em formatos como CSV, XML ou páginas HTML, com pouca preocupação com sua integração ou estrutura semântica. Assim como na web tradicional, a rede de dados em Linked Data é resultante da ligação entre documentos presentes na web. Porém, essas ligações são feitas usando links hyperdata com informação expressa em RDF (Resource Description Framework), em que não somente os documentos podem ser ligados, mas também a informação.

Tags: ,