Projeto Rondon chega ao Oeste catarinense

24. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias, Reitoria

oficinaOs alunos e servidores do IFSC, participantes do Projeto Rondon, já estão no Oeste de Santa Catarina. Eles iniciaram as atividades do segundo semestre de 2014 dia 23 de julho, na cidade de Palmitos. Até dia 2 de agosto, vão percorrer 20 cidades das regiões de Palmitos e Maravilha, levando oficinas como informática, sexualidade, preparação para o trabalho, entre outras.

O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. “A nossa intenção é focar nos municípios que apresentam maiores índices de vulnerabilidade social”, destaca o coordenador institucional de Articulação de Políticas Sociais do IFSC, Douglas Juliani.

rondonistasOs locais de realização das ações são definidos pela Udesc (outra universidade participante) em conjunto com as prefeituras e as oficinas escolhidas de acordo com o público, como idosos ou crianças.

Antes de embarcarem para a região que vai receber o projeto, os participantes realizaram oficinas-piloto em duas escolas da cidade de São Bonifácio. Foram diversas oficinas, como sexualidade, orientação para o mercado e mundo do trabalho, segurança da informação, primeiros socorros e comunicação.

Alunos participantes:

José Jacob Ali – Câmpus Florianópolis