IFSC terá parceria com instituição canadense de ensino técnico e tecnológico

5. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus São José, Informes, Matérias, Reitoria

apresentacao_alunoO IFSC e o Camosun College, instituição pública de ensino técnico e tecnológico do Canadá, firmarão parceria para intercâmbios e formação de professores a partir de 2015. A intenção foi firmada durante a visita de representantes do Camosun College a Florianópolis na segunda-feira, dia 4. O pró-reitor de Desenvolvimento Estratégico, Tom Roemer, e o diretor de Assuntos Internacionais, Geoff Wilmshurst, conheceram os câmpus Florianópolis, Continente e São José, além da Reitoria do IFSC.

O professor do Câmpus Itajaí, Luis Proença, participou de intercâmbio no Camosun College, na cidade de Victoria, capital da província British Columbia, no Canadá, dirante três meses, por meio de programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Agora, os representantes da instituição vieram conhecer os institutos federais que participaram do curso: Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.

campus_florianopolis“Identificamos algumas possibilidades de intercâmbio na área de formação de professores, para alunos, entre outras ações de formação. Nossos professores se interessaram especialmente pela forma como eles aliam a prática à teoria”, destaca Proença. Segundo ele, a parceria poderá se iniciar em 2015, com a abertura de oportunidade para professores do IFSC se aperfeiçoarem no Canadá, ou mesmo de professores canadenses vierem ao Brasil para ministrar cursos.

“Estamos impressionados com a hospitalidade brasileira no geral e do IFSC especificamente. Percebemos várias similaridades entre as duas instituições. Temos mais ou menos os mesmos desafios e objetivos, e também ações em comum”, detaca o pró-reitor de Desenvolvimento Estatégico, Tom Roemer.

almoco-reitoriaA técnica em Assuntos Educacionais da Coordenadoria de Programas de Capacitação e Cerfiticação em Idiomas, Ana Lucia da Silveira Machado, destaca que a internacionalização é um dos objetivos do Camosun College, que já possui parceria com outros países, em especial a China. “A troca cultural com o Brasil é bastante produtiva para eles. Eles também ficam em uma ilha, são uma região turística, e o foco dos cursos é bastante parecido com o nosso”, completa.

campus_sao_joseDurante a visita, os representantes do Camosun College conheceram laboratórios dos câmpus Florianópolis, Florianópolis – Continente e São José. Também assistiram a uma apresentação sobre Santa Catarina e Florianóplis, preparada pelo aluno Renoar Silva, aluno do curso de preparação para certificado Toefl e do Câmpus São José e Inglês para Turismo, do Câmpus Continente. Também participaram de almoço com a reitora Maria Clara Kaschny Schneider.