Divulgados os estudantes selecionados para o Propicie

7. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Joinville, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

A partir do próximo mês, nove alunos do IFSC – dos câmpus Florianópolis, Gaspar, Joinville e São Miguel do Oeste – terão a oportunidade de morar em outro país, conhecer uma nova cultura e estudar em uma instituição estrangeira. Eles foram selecionados para participar da sexta edição do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie). A lista com o nome de todos os aprovados está disponível na área de Intercâmbio Estudantil do Portal do IFSC.

Os estudantes selecionados para esta edição do Propicie já participaram de uma reunião na Reitoria em que receberam orientações sobre a viagem.

A estudante do curso técnico integrado em Química do Câmpus Florianópolis, Paula Silva Ribeiro Ferreira, já está arrumando as malas para estudar na Universidade Nacional de Villa María, na Argentina, ainda neste mês. Aos 18 anos, a jovem viu no Propicie tudo o que queria fazer antes de se formar no IFSC. “Terei a oportunidade de fazer um estágio para colocar em prática tudo o que eu venho estudando ao longo dos últimos anos na área de bioquímica, que é uma das áreas em que eu mais me vejo trabalhando, e ainda por cima no exterior, para aumentar meu horizonte nas possibilidades do curso, treinar um outro idioma, ensaiar morar sozinha por um tempo, conhecer uma outra realidade cultural e científica”, explica.

Paula embarca na próxima semana e está cheia de expectativa para a viagem. “Quero tirar dessa oportunidade tudo o que ela puder me dar em aprendizado científico, em relações interpessoais, tanto no estágio quanto nas amizades na universidade, em autonomia pessoal e auto segurança, em fortalecimento de laços com estes nossos irmãos latinoamericanos”, conta.

Outra aluna que está empolgada com a oportunidade é Mylena Barth Putti, também de 18 anos. Estudante do curso técnico integrado em Agroindústria do Câmpus São Miguel do Oeste, a jovem irá trabalhar em um projeto de pesquisa sobre a cultura do olival no Instituto Politécnico de Beja em Portugal. “Acredito que o intercâmbio irá ajudar no meu futuro profissional”, destaca. Mylena embarcará no final de setembro e permanecerá na Europa por três meses.

Tags: ,