“Colegiados e Democracia na Gestão Pública” será tema de capacitação para conselheiros

8. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

posse_consup-500x283A capacitação para os membros dos conselhos superiores do IFSC e colegiados dos câmpus terá como palestrante a professora e superintendente jurídica da USP, Maria Paula Dallari Bucci, ex-secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Ela vai falar sobre “Colegiados e Democracia na Gestão Pública” dia 20 de agosto, das 9h às 12h, no Auditório da Reitoria, em Florianópolis.

Devem participar todos os membros do Conselho Superior (Consup), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), Colégio de Dirigentes (Codir) e representantes dos colegiados dos câmpus.

Segundo o diretor de Desenvolvimento de Ensino do IFSC, Paulo Wollinger, esta será uma excelente oportunidade para todos os novos conselheiros. Maria Paula tem vasta experiência na gestão pública e na docência, além de já ter publicado diversos livros na área do direito público. “Ela vai passar aos conselheiros a vivência dela como gestora e sobre o papel dos conselhos em uma instituição pública de educação”, completa. Durante a capacitação, também haverá tempo para debate e perguntas.

Saiba mais:

Maria Paula Dallari Bucci tem larga experiência profissional na área de Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito público, políticas públicas, direito educacional, direito administrativo, educação superior e inovação tecnológica.

É professora associada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Departamento de Direito do Estado. É livre docente em Direito do Estado pela USP (2012), com doutorado (2000), mestrado (1994) e graduação (1987) pela mesma instituição.

Atualmente, exerce a função de superintendente jurídica da USP. Foi secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (2008-2010), consultora jurídica do MEC (2005-2008) e procuradora geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) (2003-2005).

Procuradora da USP desde 1992, atuou na Assessoria Jurídica da Agência USP de Inovação, especialmente com os temas parques tecnológicos, incubadoras de base tecnológica e inovação (2011-2013).

Na área docente, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (Direito GV), do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Santos (Unisantos) e atuou como colaboradora em diversas instituições, tais como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), IBMEC, e Escola Superior do Ministério Público de São Paulo.

É autora de diversos livros na área, entre eles Políticas Públicas: Reflexões sobre o Conceito Jurídico (Saraiva, 2006). Além disso, integra os Conselhos Editoriais da Revista do Serviço Público (Brasília) e da Revista de Direito Educacional.

Tags: ,