Servidores terão novas oportunidades de capacitação em 2014.2

8. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

Várias novas oportunidades de capacitação para os servidores do IFSC serão ofertadas em 2014.2 por meio do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Educacional (Procaed). Criado em 2013, o programa tem o objetivo de fomentar a capacitação continuada da comunidade interna do IFSC e funciona no âmbito do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead).

Desde a criação do Procaed, os servidores já puderam participar do curso Módulo EaD Procaed/2013, com os temas Comportamento Humano no Trabalho, Ética na Gestão Pública, Concepção e Gestão de Projetos Públicos, Gestão de Pessoas, Comunicação e Novos Paradigmas na Gestão Pública, cada um com 60 horas-aula. Originárias do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, as disciplinas tiveram o material e o modelo pedagógico adaptados pela equipe responsável para a oferta direcionada aos servidores. Foram 433 inscrições e, na avaliação final, os participantes manifestaram interesse em participar de outras ofertas nesse modelo.

Ainda em 2013 o Procaed passou a atuar também nas capacitações dos novos servidores que começam a trabalhar no IFSC. Além da ambientação presencial, docentes e técnicos-administrativos realizam a distância atividades específicas para cada perfil funcional.

No segundo semestre de 2014 será realizada a capacitação Módulo Sipac – EaD 2014, voltada para o uso dos sistemas de catalogação de materiais, compras e ouvidoria do Sistema Integrado de Gestão (SIG), além da capacitação voltada para uso do SIGRH – Capacitação. Em julho foram concluídas as capacitações para os sistemas de processos, memorandos e documentos do Sipac.

Para outubro deste ano também é previsto o início da oferta dos cursos de idiomas do programa e-Tec Brasil. A previsão é que sejam abertas 22 turmas (uma em cada câmpus e na Reitoria) de inglês básico, espanhol básico e português para estrangeiros, com módulos de 200 horas. O material e a estrutura do curso são disponibilizados pelo programa e-Tec Brasil, enquanto os professores, infraestrutura e organização pedagógica ficam a cargo do IFSC.

O IFSC já acertou também a participação no Pronatec Serviços Públicos, voltado para servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que vai ofertar os cursos de auxiliar administrativo (160 horas), auxiliar de pessoal (160 horas) e auxiliar pedagógico (200 horas).

Outra ação do Procaed para este semestre é a oferta, no dia 19 de agosto, de uma oficina sobre processo avaliativo no Câmpus Jaraguá do Sul. Solicitada pelos próprios professores do câmpus, essa oficina servirá como piloto para a composição do módulo Avaliação, Práticas Pedagógicas e Moodle, que passará a ser ministrado conforme a demanda.

Uma oficina de 20 horas para utilização de videoconferência, com procedimentos técnicos e pedagógicos a serem adotados nesse tipo de interação síncrona a distância, também será ofertada para os 14 Núcleos de Educação a Distância (Nead) habilitados. Outra ação a ser desenvolvida ainda em 2014 é a capacitação para os servidores que atuam nos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Para o ano de 2015, há previsão da oferta de uma licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica, uma especialização em Estatística e Registro Acadêmico e um Mestrado em Educação Profissional, Científica e Tecnológica – todos cursos voltados preferencialmente para servidores, mas também abertos à participação externa.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.