Mais dois alunos de São Miguel do Oeste participarão de intercâmbio pelo IFSC

14. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

IMG_3576[1]No próximo mês, dois alunos do Câmpus São Miguel do Oeste embarcarão para Portugal onde vão participar de um intercâmbio de três meses. Gabriel Junior Fontana e Mylena Barth Putti, ambos do curso técnico integrado em Agroindústria, foram selecionados na sexta edição do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie). Os alunos vão desenvolver um projeto de pesquisa sobre a cultura do olival.

Aos 17 anos, Gabriel vê o intercâmbio como a realização de um grande sonho. “É uma oportunidade incrível, embora desafiadora, que apenas o IFSC e o Governo Federal poderiam me proporcionar”, afirma. O estudante diz se identificar com a proposta do programa. “O projeto concilia a prática, a teoria e a pesquisa científica para a aquisição do conhecimento e de uma bagagem intelectual que ninguém pode nos tirar”, destaca.

Enquanto conta os dias para a viagem, o jovem é só ansiedade e expectativa. “Espero aproveitar ao máximo o que esta experiência tem a me oferecer, desfrutando de cada minuto com muito proveito e determinação, lembrando da família, amigos e professores que sempre me apoiaram”, conta. Além do aprendizado acadêmico, Gabriel espera um crescimento pessoal. “Acho que a viagem me dará a chance de ser mais independente, de conhecer outro país, junto com novas pessoas, culturas, hábitos, estilos de vida, línguas e muitas diferenças”, ressalta.

Sua colega de curso também está empolgada com a oportunidade. “Acredito que o intercâmbio irá ajudar no meu futuro profissional”, destaca Mylena. A aluna de 18 anos também vai trabalhar no mesmo projeto de pesquisa que Gabriel..

Os dois alunos do câmpus embarcam no final de setembro para a cidade de Beja, em Portugal, onde estudarão no Instituto Politécnico de Beja. O projeto “Cultura do Olival” baseia-se em estudar toda a tecnologia usada no olival destinado à produção de azeite ou azeitona de mesa.

Tags: ,