Abertas inscrições para vagas remanescentes em cursos Proeja

15. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus Garopaba, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

Estão abertas até 25 de agosto as inscrições para vagas remanescentes em cinco cursos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na modalidade Proeja, que integra a educação profissional com a educação de jovens e adultos. São, no total, 106 vagas para cursos em Chapecó, Garopaba, Jaraguá do Sul, Penha e São Miguel do Oeste. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Os cursos de Garopaba, Penha e São Miguel do Oeste são destinados a pessoas que têm 18 anos ou mais anos e ainda não concluíram as últimas séries (sexto ao nono ano) do ensino fundamental, o antigo primeiro grau. Para estudar nos cursos de Chapecó e de Jaraguá do Sul, é necessário ter 18 anos ou mais e já ter concluído o ensino fundamental, mas não ter concluído o ensino médio (antigo segundo grau). O curso de Jaraguá do Sul exige, ainda, ser ou já ter sido trabalhador da área têxtil.

A seleção dos candidatos será feita de três maneiras diferentes. Para os cursos de Operações Básicas em Hospedagem (em Garopaba, com 12 vagas) e Costura Básica (em São Miguel do Oeste, com 25 vagas), se houver mais inscritos que vagas disponíveis será realizado sorteio público em 27 de agosto para definir os alunos que vão fazer o curso.

Já para os cursos de Eletromecânica (em Chapecó, com 12 vagas) e Vestuário (em Jaraguá do Sul, com 37 vagas), a seleção dos candidatos será feita por análise socioeconômica. Serão avaliadas as informações que o candidato vai fornecer em um questionário socioeconômico no momento de sua inscrição.

A seleção para o curso de Pescador Profissional (em Penha, com 20 vagas) também vai ser por análise socioeconômica e inclui, ainda, um teste de natação e de flutuabilidade em data a ser definida depois do período de inscrições. O teste vai ser feito no Corpo de Bombeiros de Itajaí.

O IFSC adota sistema de cotas para quem estudou em escola pública. Metade das vagas vai ser reservada para esse público, das quais 16% serão para quem se autodeclarar preto, pardo ou indígena. Dentro das vagas reservadas para quem estudou em escola pública, há, ainda, divisão conforme a renda familiar: metade para quem tem renda bruta familiar de até um salário-mínimo e meio por pessoa e outra metade para quem tem renda bruta familiar acima desse valor.

Quem não tem acesso à internet pode fazer a sua inscrição nos câmpus do IFSC em Chapecó, Garopaba, Itajaí (responsável pelo curso de Penha), Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste, onde há computadores à disposição do público, de segunda a sexta-feira.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ingresso.ifsc.edu.br ou pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Serviço

Inscrições até: 25 de agosto
Onde: pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br
Informações: no site ou pelo telefone 0800 722 0250

Quem não tem acesso à internet pode fazer a inscrição em um desses câmpus do IFSC:

– Chapecó: Avenida Nereu Ramos, 3.450-D, Seminário. Fone (49) 3313-1252
– Garopaba: Rodovia SC-434, Km 11, 11.090, Campo D’Una. Fone (48) 3354-0868
– Itajaí: Rua Tijucas, 55, Centro. Fone (47) 3390-1202
– Jaraguá do Sul: Avenida Getúlio Vargas, 830, Centro. Fone (47) 3276-8700
– São Miguel do Oeste: Rua 22 de Abril, s/n, São Luiz. Fone (49) 3631-0425

Cursos

Chapecó: Eletromecânica
Vagas: 12
Duração: sete semestres
Turno: noturno
Local das aulas: Câmpus Chapecó do IFSC (Avenida Nereu Ramos, 3.450-D, Seminário)
Requisitos: ter 18 anos ou mais e não ter concluído o ensino médio (segundo grau)

Garopaba: Operações Básicas de Hospedagem
Vagas: 12
Duração: de agosto de 2014 a julho de 2016
Turno: noturno (aulas de terça a quinta, das 19h às 22h)
Local das aulas: Escola Estadual Maria Corrêa Saad (Rodovia SC-434, Campo D’Una)
Requisitos: ter 18 anos ou mais e não ter concluído as séries finais (sexto ao nono ano) do ensino fundamental (primeiro grau). Será dada prioridade a quem tem experiência de trabalho em meios de hospedagem formal ou informal

Jaraguá do Sul: Vestuário
Vagas: 37
Duração: quatro semestres
Turnos: matutino (sete vagas) e vespertino (30 vagas)
Local das aulas: Câmpus Jaraguá do Sul do IFSC (Avenida Getúlio Vargas, 830, Centro)
Requisitos: ter 18 anos ou mais, não ter concluído o ensino médio (segundo grau) e ser ou já ter sido trabalhador da área têxtil

Penha: Pescador Profissional
Vagas: 20
Duração: de agosto de 2014 a agosto de 2016
Turno: noturno (aulas quatro vezes por semana das 18h30 às 22h)
Local das aulas: EJA de Penha (Rua Paraná, 39, Armação)
Requisitos: ter 18 anos ou mais, não ter concluído as séries finais (sexto ao nono ano) do ensino fundamental (primeiro grau), ser brasileiro (nato ou naturalizado) e ser aprovado em teste de suficiência física, composto de prova de natação e de flutuabilidade estática no Corpo de Bombeiros de Itajaí, em data a ser determinada pela coordenação do curso

São Miguel do Oeste: Costura Básica
Vagas: 25
Duração: de agosto de 2014 a dezembro de 2017
Turno: vespertino (aulas três vezes por semana das 13h15 às 17h15)
Local das aulas: Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC (Rua 22 de Abril, s/n, São Luiz)
Requisitos: ter 18 anos ou mais e não ter concluído as séries finais (sexto ao nono ano) do ensino fundamental (primeiro grau). Será dada prioridade a estudantes oriundas do programa Mulheres Mil

Os comenários não estão permitidos.