Curso de Língua Francesa abre vagas para servidores

19. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus São José, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

Servidores da Reitoria e dos câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente e São José podem se inscrever a partir das 13h de quinta (21) até 1º de setembro no curso de extensão em Língua Francesa, que vai ser oferecido na Capital. A inscrição é gratuita e deve ser feita neste link.

São 60 vagas no total (15 para cada câmpus e 15 para a Reitoria) e, se houver mais inscritos que vagas disponíveis, será realizado sorteio em 8 de setembro para definir quem vai ingressar no cursocorreção: As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O sorteio só será feito no caso de vagas para estudantes do IFSC.

Os candidatos inscritos vão passar por um teste de nivelamento, cuja data será divulgada em 2 de setembro, no mesmo endereço onde foi feita a inscrição. Quem não comparecer ao teste será desclassificado. O servidor que tiver documento de certificação de Curso de Francês correspondente ao nível A1 do Quadro Comum Europeu pode apresentá-lo na data e local marcados para o teste e, assim, não precisará fazer a prova.

Serão quatro turmas: três de nível introdutório e uma de nível intermediário. Uma turma do nível introdutório terá aulas no Câmpus Florianópolis (à noite), e as outras duas, no Câmpus Florianópolis-Continente (à tarde). As aulas da turma do nível intermediário ocorrem no Câmpus Florianópolis-Continente à tarde. A data prevista para início das aulas é 30 de setembro, com término em dezembro.

O curso terá aulas expositivas e dialogadas, aulas práticas nos laboratórios de línguas, atividades individuais e em grupo, ambientações, pesquisa sobre aspectos linguísticos e culturais, entre outras estratégias que visam à eficiência e à eficácia do processo de ensino-aprendizagem. “Vamos organizar atividades culturais que possam favorecer o entrosamento da professor com os alunos e com a comunidade do IFSC”, explica Ana Lucia da Silveira Machado, da Coordenadoria do Programa de Qualificação e Certificação em Línguas Estrangeiras do IFSC.

A oferta do curso foi viabilizada por meio do Programa de Estagiários da Embaixada da França, ao qual o IFSC aderiu por meio de uma chamada pública do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em 2013. As vagas são para servidores da Reitoria e dos três câmpus porque são eles que estão financiando o curso. Quem coordena o curso é a Comissão de Criação do Curso de Francês do IFSC, composta por Ana Lúcia da Silveira Machado (Reitoria), Camila Paim Veran Coelho (Florianópolis-Continente), José Márcio Coelho (São José) e Paula Borges Monteiro (Florianópolis).

A professora que vai ministrar o curso é francesa e vem do país europeu como estagiária do programa. Novas turmas vão ser abertas no início de 2015, com aulas previstas para o período entre fevereiro e maio.

Vagas para alunos

Os estudantes dos câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente e São José também podem se inscrever no curso de Língua Francesa até 1º de setembro. São mais 60 vagas para alunos, sendo 20 por câmpus, com preferência para os que estão matriculados em cursos superiores.

Mais informações sobre as vagas para os estudantes podem ser conferidas no Portal do IFSC.