Ingresso 2015.1 terá mudanças na seleção dos cursos técnicos

19. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

O Departamento de Ingresso (Deing) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai implementar mudanças no processo seletivo para os cursos técnicos que já entram em vigor no ingresso 2015.1. “O objetivo é desburocratizar o processo para os candidatos, facilitando o acesso aos cursos técnicos”, define o diretor de Assuntos Estudantis do IFSC, André Soares Alves. Segundo ele, as mudanças vão representar também uma economia de cerca de R$ 70 mil em cada processo seletivo.

Com as mudanças, as vagas remanescentes para cursos técnicos passam a ser preenchidas apenas por meio de análise socioeconômica, e não mais por prova. Outra novidade é que, nos cursos técnicos com relação candidato/vaga inferior a 1 – ou seja, cursos que tenham número de inscritos inferior ao número de vagas ofertadas -, não será necessário que os candidatos façam prova. Nesses casos, a aprovação será automática e os inscritos pelo sistema de reserva de vagas (estudantes provenientes de escolas públicas ou negros, pardos e indígenas) serão dispensados de apresentar os documentos relativos à comprovação de condição estabelecida na lei de cotas (12.711/2012) e socioeconômica.

As alterações no processo de ingresso foram aprovadas pelo Colégio de Dirigentes na reunião realizada em 11 de agosto. As inscrições para o exame de classificação 2015/1 terão início em 17 de setembro.

Tags: ,