Câmpus Palhoça Bilíngue recebe visita de representante do Projeto Surdos da UFRJ

19. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Notas

visita_palhoca

Nos dias 13 e 14 de agosto, o Câmpus Palhoça Bilíngue recebeu a visita do professor Flávio Eduardo Pinto da Silva, do Projeto Surdos, uma inciativa do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Flávio veio apresentar o projeto aos servidores do câmpus, dividir suas experiências na educação de surdos e discutir a possibilidade de parcerias entre as instituições.

A primeira atividade do Projeto Surdos ocorreu em 2005, quando se realizou um curso experimental com alunos surdos e ouvintes, em que se verificou que os cursos funcionavam igualmente com os dois grupos de alunos. Em 2009 foi inaugurado (com o apoio da Faperj) um laboratório para o ensino de ciência para surdos, conhecido como Ladics (laboratório didático para o ensino de ciência para surdos).

Em agosto de 2010 o projeto completou cinco anos de existência, já tendo implementado diversas atividades: desenvolvimento de um glossário em Libras de termos científicos, estudo da influência da mídia na aquisição de conhecimento científico pela comunidade surda, produção de revistas ilustradas para a contextualização de doenças, criação de um espaço de ciências para alunos do ensino fundamental, além de cursos oferecidos.