Coordenadoria de Publicações promove treinamento para uso de bases de dados

22. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

treinamento_bases_dados_1A Coordenadoria de Publicações do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promoveu, nos últimos dias 18 e 19, treinamento para uso das bases de dados indexadas Web of Science e Elsevier. No total, 235 pessoas participaram das atividades, entre estudantes, técnicos-administrativos e professores de vários câmpus.

No dia 18, o treinamento foi ministrado por Mirta Gublielmoni, representante da Web of Science, base que tem mais de 90 milhões de registros, abrangendo 5.300 publicações de ciências sociais e 55 disciplinas, com mais de 800 milhões de referências citadas. As atividades ocorreram no auditório do Câmpus Florianópolis.

O treinamento com as bases de dados da Elsevier ocorreu no dia 19, na sala Multimídia 1 do Câmpus Florianópolis. Os representantes da editora apresentaram as possibilidades de pesquisa nas bases Scopus (cerca de 21 mil títulos de 5 mil editoras internacionais), Compendex, Engineering Village (mais de 10 milhões de registros de revistas científicas, anais de congressos e trade magazines e cobertura de 5.600 títulos de publicações periódicas) e ScienceDirect (mais de 2,2 mil revistas científicas Elsevier e mais de 26 mil e-books, além de 12 milhões de artigos nas áreas científica, tecnológica e médica).

As bases apresentadas no treinamento podem ser acessadas de qualquer computador do IFSC, por meio do Portal de Periódicos da Capes. Além disso, os servidores da instituição também podem acessar a área restrita do Portal da Capes com seu login e senha institucionais, por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), em qualquer computador que não esteja na rede do IFSC. Para consultar o tutorial para uso desse e de outros serviços da CAFe, clique aqui.

Sepei 2014

O acesso às bases de dados por meio do Portal de Periódicos da Capes será tema de um minicurso no 4° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2014), que será realizado a partir do dia 2 de setembro, no Câmpus Gaspar. O minicurso será realizado no dia 3 de setembro, das 10h30 às 12h.

Tags: