Professor do Câmpus Florianópolis lança livro sobre projeto de produtos

27. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Gestão de Pessoas, Matérias

O professor Widomar Pereira Carpes Júnior, do Câmpus Florianópolis, lançou o livro Introdução ao projeto de produtos, destinado a estudantes e professores de cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação. A obra é resultado de 10 anos de atuação de Widomar em disciplinas de projeto de produtos nos cursos técnico em Mecânica e superior de tecnologia em Mecatrônica (antes chamado Automação Industrial).

SONY DSC“Não havia um material compatível com o que se ensinava nessas disciplinas. Reuni o material para as aulas e fui construindo por meio de conversas com outros professores e alunos”, lembra Widomar.

O livro trata das etapas do projeto de produtos, saindo desde a ideia até sua concretização. “É destinado a quem tem o primeiro contato com o projeto de produtos. Hoje a maioria dos livros nessa área em português é para usuários avançados”, explica o autor. Gerenciamento do projeto, segurança do produto, ergonomia e sustentabilidade são alguns temas que a obra aborda.

Estudantes e professores de cursos de graduação como engenharias, Design de Produto e Arquitetura e Urbanismo e cursos técnicos como Artesanato, Design de Calçados, Design de Embalagens, Design de Joias, Design de Móveis, Design de Produtos, Mecânica e Mecatrônica estão entre os que a obra pretende atingir.

Introdução ao projeto de produtos foi publicado pela Bookman, uma das maiores editoras de livros da área de engenharia no mundo. Está disponível para venda no site da Grupo A, representante da Bookman no Brasil, e em sites de livrarias. O professor doou um dos exemplares que recebeu para a biblioteca do Câmpus Florianópolis.