Abertas as inscrições para participar das oficinas do 13º Didascálico

28. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

didas2808Estão abertas as inscrições para as oficinas do 13º Didascálico – Mostra de Arte e Cultura do IFSC. A mostra será realizada de 22 a 26 de setembro, no Câmpus Florianópolis. Serão oferecidos vários tipos de oficinas (ver lista completa abaixo), todas gratuitas. Cada uma tem dia e horário específicos.

Para se inscrever, clique aqui e selecione a oficina desejada. O prazo vai até o dia 13 de setembro. O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição e a divulgação da lista dos inscritos será divulgada no dia 16 de setembro.

• Oficina de animação AnimaMIS
• Oficina de dança Biodança e Identidades Culturais
• Oficina de escrita criativa Clube da Escrita
• Oficina de música Grupo Livre de Percussão
• Oficina de Artes Cênicas Introdução à maquiagem teatral
• Oficina de ilustração Literária e Criativa – Projeto primeiro encontro
• Oficina de teatro Manas Lílas – brincando com a mente abstrata
• Oficina de dança Modos de criação em cultura afro
• Oficina Museu, Memória e Cidadania
• Oficina de arte e percepção Observação, Sensação, Transcrição
• Oficina de fotografia Poéticas do olhar: ensaio de fotografia
• Oficina de formação Re-conhecer-se: Aprender a habitar-se para acompanhar os demais

Sobre o Didascálico

O 13º Didascálico é realizado sempre em setembro, no Câmpus Florianópolis. O evento, carinhosamente chamado de “Didas”, é uma oportunidade única onde alunos, servidores e comunidade externa têm a oportunidade de mostrar seus talentos – algumas vezes ocultos – em uma grande mostra, que este ano será entre os dias 22 e 26 de setembro.

Os trabalhos foram classificados em nove categorias: Espaço Literário, Apresentações Musicais, Dança, Apresentações Teatrais, Exposição, Manifestações Culturais Populares, Mostra Audiovisual, Atividades/Oficinas de Formação e Intervenção Artística. A visitação e participação em apresentações artísticas são abertas à comunidade em geral e totalmente gratuitas.

Para 2014, a comissão de organização, coordenada pela professora Gizely Cesconetto, definiu o tema “Espaço-Tempo”, o que abrange também a memória, em homenagem aos 105 anos do Câmpus. “É a memória que nos dá a sensação e a relação do espaço-tempo. E a memória não é algo fechado, a gente não lembra exatamente dos fatos, a gente lembra o que a gente sentiu. Às vezes um objeto, um lugar pode nos fazer lembrar de algo que estava aparentemente esquecido e, por isso, queremos trazer projetos e obras que trabalhem esse tipo de acesso à memória, que tragam sensações, mesmo, sejam cheiros, sons, experiências táteis. Queremos que o Didascálico deste ano seja muito sensorial, inclusive trabalhando com a questão dos quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo”, explica a Gizely.

A escolha do tema, segundo a professora, veio após uma sugestão do professor de Física Marcos Neves, coordenador do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza. “Somos uma sociedade que não olha mais para o céu. Mesmo quem quer não pode, por causa da poluição luminosa nas cidades. E a relação com o céu e com a natureza tem importância na nossa construção como indivíduo, como cidadão. Essa ligação com as coisas naturais está se perdendo”, conta Gizely, lembrando de uma passagem neste verão, em que estava na praia com os filhos. “Eu vi um temporal se armando, as nuvens muito escuras, o vento mudou, o mar mudou. Comecei a chamar as crianças para ir embora e um grupo de jovens atrás de mim falou que eu não devia me preocupar, pois na previsão do tempo que eles estavam olhando pelo smartphone dizia que só havia 20% de chance de chuva. Fui me abrigar num quiosque, eles ficaram rindo da minha preocupação e dali a pouco foi aquela chuva, muito vento. Quer dizer, eles preferiram olhar e confiar num dispositivo tecnológico a observar os sinais evidentes ao redor deles”, lembra.

Em 2013, foram mais de 300 pessoas participando como artistas e um público estimado em mais de 3 mil pessoas.

Tags: , ,