Câmpus Joinville apresenta experiências de tecnologia educacional em workshop

29. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

workshop tecnologia 26-08-2014 11Qual o poder da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem e na transformação de vidas? O Câmpus Joinville do IFSC apresentou suas experiências que tratam deste tema no 1º Workshop Escola Digital, promovido pela Secretaria de Educação de Joinville, na última terça-feira (26), com o objetivo de divulgar o que está sendo desenvolvido no município na área de tecnologia educacional.

O curso de Operador de Computador, pelo Programa Mulheres Mil, e dois projetos de ação integradora do curso de Especialização em Mídias na Educação foram as experiências apresentadas pelo câmpus, junto com outras quatro experiências de escolas da rede municipal e duas de outras instituições de ensino.

Com o objetivo de valorizar a mulher, o seu empoderamento e o acesso aos direitos e à cidadania, o Mulheres Mil tem vários cursos exclusivos para o público feminino e um deles é o de Operador de Computador, que está “revolucionando” a vida de mulheres que nunca antes haviam sentado à frente de um computador. Em seus depoimentos, as alunas falaram das novas possibilidades que a informática trouxe para suas vidas, tanto para as tarefas do cotidiano – como usar o caixa automático dos bancos sem medo – quanto para a autoestima, melhoria da qualidade de vida e ampliação dos horizontes com o uso das redes sociais. Isso tudo aliado à qualificação profissional.

workshop tecnologia 26-08-2014 20No espaço reservado ao IFSC no workshop, também foram apresentados dois projetos que estão sendo desenvolvidos por alunas do curso de Mídias na Educação, no polo Joinville, ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelo Câmpus Florianópolis. Os trabalhos tratam de dois temas específicos, “Blog como ferramenta de inovação da prática pedagógica” e “O papel do professor diante do letramento digital e a articulação com uma prática pedagógica inovadora”, mas com o objetivo comum de incentivar os professores a usarem ferramentas tecnológicas como recursos didáticos.

A apresentação das experiências com tecnologia no IFSC foram realizadas pelas professoras Caroline Guedes (EaD) e Hanen Kanaan (Mulheres Mil) e suas alunas.

Tags: ,