Palestra aborda o uso da inteligência artificial em diferentes áreas

3. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

palestra_iaAcha que inteligência artificial é só coisa de robô? Engano seu. Ela é aplicada em diversas áreas do conhecimento e está presente em nosso dia a dia de diversas formas. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo professor Wilson Castello Branco Neto, do Câmpus Urupema, durante o 4° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2014).

Durante a palestra, o professor explicou o conceito de inteligência artificial, que é a automação de atividades que exigem inteligência humana. “É basicamente entender como as pessoas pensam e desenvolver sistemas que simulem isso. A inteligência artificial está em pequenos detalhes, em qualquer lugar podemos utilizar esses recursos”, explicou Wilson.

Depois de fazer um relato histórico da evolução dos estudos na área, o professor apresentou as principais abordagens da inteligência artificial (simbólica, conexionista e evolucionária), citando exemplos de como cada uma delas é aplicada. A abordagem simbólica, por exemplo, é aplicada em situações em que se pode definir passos para a solução de um problema, como em um jogo de xadrez. “O desenvolvimento de jogos e a elaboração de escalas de horários para escolas e hospitais são os exemplos mais tradicionais dessa técnica”, explica.

Wilson também explicou que uma das principais características da inteligência artificial é interdisciplinaridade. “A compreensão do problema, a definição da técnica e uma equipe multidisciplinar são fundamentais para um bom resultado”, concluiu.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.